Indústria Automobilística Helênica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ELVO
Indústria Automobilística Helênica
Razão social Hellenic Vehicle Industry
Empresa de capital fechado
Slogan Reshaping the future (BRA)
Atividade Indústria automobilística
Fundador(es) Steyr Hellas S.A.
Sede Grécia Salonica, Grécia
Locais Europa
Produtos Automóveis
Accionistas SK-Group
Plasan
Website oficial www.elvo.gr
ELVO HMMWV M1114GR (2003), desenvolvido para a Indústria Automobilística Helênica por Plasan Sasa.

Indústria Automobilística Helênica (em grego: Ελληνική Βιομηχανία Οχημάτων Α.Β.Ε. (ΕΛΒΟ), romanizada: Ellinika Viomihanya Ohimaton, ELVO) é uma empresa automobilística grega. A empresa foi fundada em 1972 sob o nome de Steyr Hellas e assumiu o nome atual em 1987[1] . Produz principalmente ônibus, caminhões e veículos militares. A empresa está sediada em Salónica.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada sob o nome de Steyr Hellas S.A. fazendo montagem e fabricação de caminhões, motocicletas e tratores agrícolas (modelos Steyr e Puch). Encomendas significativas de caminhões e ônibus das autoridades militares e estatais gregas rapidamente deram impulso à empresa. A divisão de tratores caiu na década de 1980 quando a empresa se concentrou em veículos militares; em 1986 mudou seu nome para Hellenic Vehicle Industry S.A.

Em 2000, a Indústria Automotiva Helênica foi parcialmente privatizada, quando o grupo grego de metais e engenharia Mytilineos ganhou 43% e assumiu a gestão da empresa. A empresa enfrentou sérios problemas financeiros devido à redução de pedidos em 2009, após a produção (em cooperação com várias empresas gregas). A gestão da empresa voltou ao estado grego em 2010.

Em 2019, o governo grego lançou um concurso internacional para a venda de ações da Indústria Helênica de Veículos.[2] Em 2020, a venda da empresa a um consórcio de interesse israelense que inclui a Plasan Sasa Ltd, Naska Industries - SK Group e o empresário helênico Aristidis Glinis parece ter sido concluída com sucesso. Segundo fontes, o consórcio israelense foi anunciado como o maior licitante no concurso público para a venda dos ativos da ELVO[3] e o consórcio israelense prometeu investir entre 95 e 135 milhões de euros na ELVO nos próximos cinco anos.[4]

A aquisição terminou em 14 de fevereiro de 2021[5] com o consórcio israelense assumindo o controle da produção de veículos ELVO, nos quais as Forças Armadas Gregas estavam interessadas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]