Indicador químico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os indicadores químicos (ou indicadores ácido-base) são utilizados na química indicadores ácido-base para distinguir as soluções ácidas das básicas.

O indicador ácido-base é uma espécie química que muda de cor conforme o meio onde se encontra, ácido ou básico.

Existem diferentes indicadores ácido-base, tais como os seguintes: Fenolftaleína e Azul de tornesol.

A solução alcoólica de fenolftaleína é incolor e muda de cor (para carmim, um tom rosado) quando é adicionada a uma solução básica.

O Azul de tornesol é um indicador que muda de cor para vermelho em soluções ácidas e azul em soluções básicas. Para além destes pode-se utilizar produtos naturais como a repolho-roxo, que nas soluções ácidas torna-se vermelho e verde nas básicas.

Existem também os seguintes indicadores: O vermelho de tornassol, que em soluções ácidas permanece vermelho e em soluções básicas torna-se azul; o Alaranjado de metila, que em solução ácida torna-se vermelho e, em solução básica, alaranjado e o Azul de brotimol, que na solução ácida torna-se amarelo e, na solução básica, azul.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.