Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães (antigo Instituto de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães (IGM))[1], com sede no Porto, foi criado pelo Dec-Lei nº 341/80, de 1 de Outubro e é um Instituto Público de âmbito nacional, com personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira, estando integrado no SNS.

Estava na dependência directa do Ministro da Saúde desde 20 de abril de 1987 e em 21 de fevereiro de 2002 foi também considerado Laboratório de Estado no sector da Saúde. Em Outubro de 2006, o IGM foi extinto como entidade autónoma ficando integrado no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

Histórial[editar | editar código-fonte]

Em 1971, por iniciativa do Dr. Jacinto de Magalhães, foi organizada uma Consulta de Genética no Hospital de Crianças Maria Pia, no Porto. Dois anos depois esta Consulta passou a Serviço, com a inclusão de um Laboratório de Citogenética. Foi este Serviço que em Outubro de 1980 se separou do Hospital e deu origem ao Instituto de Genética Médica (Dec.- Lei nº. 431/80), sendo seu primeiro director o Dr. Jacinto de Magalhães. Graças à política de investimento prioritário na formação de técnicos e aquisição de novas tecnologias, o novo Instituto desenvolveu-se rapidamente.
Ainda em 1980 iniciou o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, e em 1985 criou o Centro de Diagnóstico Pré-Natal em colaboração com o Centro Hospitalar de Gaia. Em 1987, por falecimento do Dr. Jacinto de Magalhães o Dr. Rui Vaz Osório assumiu a sua direcção. O Instituto dispunha já nessa altura de Consultas e de Unidades Laboratoriais de Citogenética, Enzimologia e Biologia Clínica, sendo em 1988 criada mais uma Unidade: Genética Molecular. A política de desenvolvimento inicialmente seguida manteve-se com a nova direcção, e as instalações foram ampliadas e modernizadas, acompanhando o desenvolvimento do Instituto. Desde 2001, após aposentação do Dr. Rui Vaz Osório, foi nomeada directora a Doutora Maximina R. Pinto.
Hoje o IGM, que entretanto passou a ser designado de "Jacinto de Magalhães", é parte integrante do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e desempenha um importante papel na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças genéticas, ensino pós-graduado e investigação.

Unidades e projectos associados[editar | editar código-fonte]

O Instituto de Genética Médica é composto por uma unidade de Consultas e unidades laboratoriais de Biologia Clínica, Citogenética, Enzimologia e Genética Molecular. Incluí também um Centro de Diagnóstico Pré-Natal em conjunto com o Hospital de Vila Nova de Gaia e o Centro de Diagnóstico Precoce - Laboratório Nacional de Rastreio onde é efectuado o teste do pezinho aos recém-nascidos em Portugal.
O Instituto de Genética Médica foi de 2003 a 2006, a instituição de acolhimento em Portugal da Orphanet - Base de Dados Europeia de Doenças Raras e Medicamentos Órfãos, que se encontra actualmente sediada no Centro de Genética Preditiva e Preventiva no Instituto de Biologia Molecular e Celular.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Instituto de Genética Médica localiza-se na Praça Pedro Nunes, muito próximo da Rotunda da Boavista.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce

Site da Equipa Portuguesa da Orphanet

Referências

  1. «INSA Inaugura Novas Instalações no Porto» (PDF). Instituto Nacional da Saúde - Ministério da Saúde - Portugal. Consultado em 18 de julho de 2019