Intervenção psicológica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal de Psicologia


Intervenção psicológica é toda a forma de intervenção nas questões subjetivas do paciente/cliente sem fazer a inferência em nenhuma área de necessidade dos mesmos, a intervenção é feita sempre embasada em uma teoria científica e, o objetivo dos psicólogos ao exercer sua função, é trazer uma melhoria permanente no quadro do paciente, caso não haja essa possibilidade de melhoria permanente, se aproximar o máximo possível deste resultado.

De acordo com a área a que se referem, podem ser:

•        Intervenções pedagógico-psicológicas: têm por fim influenciar o aprendizado do indivíduo, através de métodos que visam aumentar a motivação dos alunos, tais como: treinamentos, seminários, métodos multimidiáticos, entre outros.

•        Intervenções psicológicas no ambiente de trabalho: têm por fim influenciar (em alguns casos) a forma como o indivíduo trabalha, mais especificamente, as relações e o bem estar do indivíduo no ambiente em que está inserido. A prática consiste em métodos para o desenvolvimento dos colaboradores em geral.

•          Intervenções clínico-psicológicas: tem por objetivo a resolução de problemas/ transtornos dos indivíduos, independente do qual for mesmo. Tais transtornos podem se dar em diferentes níveis: no nível das funções psíquicas (percepção, memória, aprendizado, etc.); no nível dos padrões de funcionamento (representados por síndromes e diagnósticos clínicos) e no nível dos sistemas interpessoais (casal, família, etc.). Exemplos: psicoterapia, técnicas de relaxamento, aconselhamento psicológico, musicoterapia, arteterapia, focusing, treinamento de funções mentais (memória, percepção, atenção).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.