Iodelei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Melanie, Anne-Marie and Mike Oesch
A cantora iodelei Melanie Oesch (esquerda),com sua mãe Anne-Marie e seu irmão Mike da banda Oesch's die Dritten.

Iodelei (do inglês yodelling ou jodelling, às vezes escrito com grafia -eling, e este do alemão Jodeln, substantivo neutro, do verbo jodeln), tirolês[1] ou tirolesa[2][3] é uma forma de canto utilizando sílabas fonéticas, criando um som que muda rapidamente e repetidamente. O termo iodelei ou jodeln é uma onomatopéia, ou seja, uma palavra cuja sonoridade imita a voz, ruídos de objetos ou animais. O yodel é troca do registro de peito para o falsete e do registro de falsete para o de peito em uma certa velocidade

Esta técnica vocal é usada em muitas culturas, mas é principalmente conhecida na região dos Alpes, pois a região favorece o eco por seu terreno acidentando cheios de vales, lagos e rochedos.[4]

O mais famoso Iodeler foi Franzl Lang, conhecido como o Rei do Yodel, que pode ser conferido no Youtube com sua técnica excepcionalmente rápida.

Referências

  1. «A morte de Bob Nelson, o caubói brasileiro». O Guia dos Curiosos. 4 de setembro de 2009 
  2. «tirolesa». Infopédia. Consultado em 11 de setembro de 2023 
  3. «tirolesa». Dicionário Priberam. Consultado em 11 de setembro de 2023 
  4. Sérgio Martins (3 de setembro de 2003). «Tô Nem Aí, da cantora gaúcha Luka, é hit dos pré-adolescentes». Editora Abril. Revista Veja (1818) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.