Isabel da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isabel da Prússia
Princesa da Prússia
Princesa de Hesse e do Reno

Isabel da Prússia
Consorte Carlos de Hesse e do Reno
Nascimento 18 de junho de 1815
  Berlim, Prússia
Morte 21 de março de 1885 (69 anos)
  Darmestádio-Bessungen, Darmstadt, Grão-Ducado de Hesse
Casa Casa de Hesse-Darmestádio
Pai Guilherme da Prússia
Mãe Maria Ana de Hesse-Homburgo
Filho(s) Luís IV, Grão-duque de Hesse
Príncipe Henrique de Hesse e do Reno
Princesa Ana de Hesse e do Reno
Príncipe Guilherme de Hesse e do Reno

Isabel da Prússia (18 de junho de 1815 - 21 de março de 1885) foi a segunda filha e quinta criança do príncipe Guilherme da Prússia e da condessa Maria Ana de Hesse-Homburgo. Era neta do rei Frederico Guilherme II da Prússia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Isabel casou-se com o príncipe Carlos de Hesse e do Reno, o segundo filho de Luís II, Grão-duque de Hesse, a 22 de Outubro de 1836 em Berlim. Aparentemente o seu casamento foi tumultuoso: ele acusou-a de ser feia e sem interesse e ela achava que ele era frio e pouco afectuoso.

Isabel tinha uma boa relação com a sua nora, a princesa Alice do Reino Unido. Nos seus últimos anos, Isabel ganhou bastante peso e tornou-se obesa. Viveu para ver o seu filho ascender ao trono como Grão-Duque de Hesse e do Reno a 13 de junho de 1877 e para ver as duas filhas mais velhas de Luís e Alice casarem. A primeira neta de Isabel e Carlos, a princesa Alice de Battenberg, também nasceu enquanto ela ainda era viva. Ela morreu no condado de Darmstadt-Bessungen com 69 anos, oito anos depois do seu marido.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Isabel casou-se com o príncipe Carlos de Hesse e do Reno de quem teve sete filhos, dos quais quatro chegaram à idade adulta:

Nome Nascimento Morte Observações
Luís IV, Grão-duque de Hesse 12 de setembro de 1837 13 de março de 1892 casou com a princesa Alice do Reino Unido; com descendência.
Henrique de Hesse-Darmestádio 28 de novembro de1838 16 de setembro de 1900 casou primeiro com a baronesa Karoline de Nidda e depois com a baronesa Emily de Dornberg; com descendência.
Ana de Hesse-Darmestádio 25 de maio de 1843 16 de abril de 1865 casou-se com o grão-duque Frederico Francisco II de Mecklemburgo-Schwerin; com descendência.
Guilherme de Hesse-Darmestádio 1845 1900 casou com a baronesa Josefina de Lichtenberg