Istmo de Tehuantepec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Istmo de Tehuantepec, ao centro.

O Istmo de Tehuantepec (pronúncia espanhola: [tewanteˈpek]) é um istmo no México, onde este país tem a sua largura mínima e é também a menor distância entre o golfo do México e o oceano Pacífico – cerca de 200 km.

O seu nome deriva da cidade de Tehuantepec (ou "Santo Domingo Tehuantepec") no estado de Oaxaca, que, por sua vez, deriva da expressão em língua náuatle tecuani-tepec, que significa "colina do jaguar".

Os estados mexicanos de Tabasco e Chiapas ficam para leste do istmo, os de Veracruz e Oaxaca para oeste.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O istmo inclui a parte do México situada entre os 94º e os 96º meridianos de longitude oeste, ou as partes sudeste de Veracruz e Oaxaca, incluindo pequenas áreas de Chiapas e Tabasco. Os estados de Tabasco e Chiapas ficam a leste do istmo, com Veracruz e Oaxaca a oeste.[1]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências

  1. Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.