Jacutinga-de-garganta-azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJacutinga-de-garganta-azul
Pipile cumanensis (Denver Zoo)2.jpg
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae
Género: Aburria
Espécie: A. cumanensis
Nome binomial
Aburria cumanensis
(Jacquin, 1784)
Sinónimos
Pipile cumanensis

A jacutinga-de-garganta-azul, cajubi, jacutinga, cujubim, cujubi-de-barbela-fina ou cujubi-de-garganta-azul (Aburria cumanensis) é uma espécie de ave da família Cracidae encontrado na América do Sul. Pode ser encontrada no Paraguai, Bolívia, Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.[1]

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas duas subespécies:[2]

  • Aburria cumanensis cumanensis (Jacquin, 1784) - ocorre do leste da Colômbia até a Venezuela, nas Guianas, no noroeste do Brasil e no Peru. Apresenta a barbela de coloração entre o azul e o azul cobalto, sem o estreito apêndice pendente encontrado na outra subespécie.
  • Aburria cumanensis grayi (Pelzeln, 1870) - ocorre do sudoeste do Brasil até a Bolívia, nordeste do Paraguai e no sudeste do Peru. Apresenta a barbela na coloração azul clara com um estreito apêndice pendente também na coloração azul clara.

Referências

  1. a b BirdLife International (2012). Pipile cumanensis (em inglês). IUCN 2013. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2013 . Página visitada em 27 de agosto de 2013..
  2. «jacutinga-de-garganta-azul (Aburria cumanensis) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 30 de agosto de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.