Jalesense Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jalesense
JalesenseAC.png
Nome Jalesense Atlético Clube
Alcunhas CAJ
Mascote Dragão
Fundação 3 de Janeiro de 1960
Estádio Roberto Valle Rolemberg
Capacidade 7.000
Presidente Brasil
Competição São Paulo Campeonato Paulista (licenciado)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Jalesense Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Jales, interior do estado de São Paulo. Fundado em 3 de janeiro de 1960, suas cores são vermelha e branca. Teve 28 participações no Campeonato Paulista, organizado pela FPF.

História[editar | editar código-fonte]

O Jalesense Atlético Clube foi o primeiro time profissional da cidade de Jales, extremo noroeste do estado bandeirante, estreando na Quarta Divisão (atual Série B) em 1963. Sua jornada prossegue até o ano de 1968, quando disputa a Terceira Divisão (atual A3), e pára.

Havia na cidade uma outra agremiação jalesense, a Associação Esportiva Jalesense, mais antiga, fundada em 1950, e suas cores eram azul e branco. Em 1971, a Jalesense disputa a Terceira Divisão na vaga deixada pelo Clube Atlético. Contudo, a Associação não tinha a mesma força e apoio do CAJ, e participa de apenas mais um campeonato, o de 1976, e abandona a competição no ano seguinte.

Em 1979, o Clube Atlético Jalesense retorna ao Campeonato Paulista, mas a Federação Paulista de Futebol havia remodelado a fórmula de disputa e o CAJ participa da Quinta Divisão (atualmente extinta). A Associação tinha um apelido, Dragão, e este símbolo e "mascote", após a desistência da equipe alvi-anil do futebol profissional, acabou passando para o CAJ. Prevalecendo de sua melhor organização, o time colorado de Jales dá sua arrancada e disputa por mais 22 vezes a competição, fato que dificilmente outro clube de futebol da cidade irá repetir. Nesta epopeia, o CAJ frequentou a Segunda Divisão (atual A2) em sete temporadas.

A Volta do Dragão[editar | editar código-fonte]

Em 2016, o CAJ retornou às suas atividades profissionais, quando participou da 1ª Taça Paulista, organizada pela Liga de Futebol Paulista.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.