Jameed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Kurut. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Kurut|{{subst:DATA}}}}.

Jameed (Árabe: جميد, literamente "endurecido") é um tipo de coalhada seca feita de leite de cabra. O leite é mantido em uma fina peneira a fim de se transformar em iogurte. Adiciona-se sal diariamente a fim de deixar o iogurte mais espesso cada vez mais e o exterior desta massa vai sendo removido com água a fim de que o soro saia do conteúdo, deixando-o mais firme. Após alguns dias, torna-se denso e amarelado e se for seco, permanece branco. usa-se muito o processo de secagem pois a umidade pdoe deteriorar o "jameed".

Também chamado de "queijo rocha".

Muito popular na Jordânia, graças a um prato popular, o mansaf.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]