James Murphy (produtor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
James Murphy
James Murphy at 2007 Coachella Valley Music and Arts Festival.jpg
Em concerto, 2007
Informação geral
Nascimento 1970
Origem Nova Jersey, Nova Iorque
País Estados Unidos Estados Unidos
Gênero(s) discopunk
música eletrônica
Instrumento(s) vocal - DJ
Período em atividade 1993 - presente
Gravadora(s) DFA Records
Afiliação(ões) LCD Soundsystem

James Murphy é um músico, produtor, DJ e co-fundador da gravadora de dancepunk DFA Records. Seu mais bem conhecido projeto musical é o LCD Soundsystem, que em 2002 ganhou a atenção com o lançamento do single "Losing My Edge", antes de lançar o primeiro álbum auto-intitulado em 2005, assim acaba ganhando o aclame da crítica e estabilizando a banda como uma das grandes promessas da cena musical mundial.

Começando em 1993, Murphy usava o nick Death from Above quando discotecava, apelido esse que ganhou enquanto cuidava da parte sonora do grupo Six Finger Satellite. A gravadora sua e de seu sócio, Tim Goldsworthy DFA Records costumava se chamar Death from Above Records (embora o nome tenha se tornado inapropriado após os ataques do 11 de setembro).

Mais tarde, uma dupla canadense nomeia a si mesmo de Death from Above, o que acaba provocando uma disputa judicial pelo nome. Em resposta a ameaça, o grupo muda o nome para Death from Above 1979.

Com 22 anos, uma vaga em um programa até então desconhecido foi oferecido ao músico, esse programa era Seinfeld, um dos sitcons de maior sucesso na história. Na época, ele não esperava que o programa fosse dar certo e escolheu prosseguir com a música.

O músico também foi membro das bandas Falling Man de 1988 a 1989, do Pony com seu som a lá Pixies de 1992 a 1994 e do Speedking de 1995 a 1997. Ele também foi técnico de som da banda da Subpop, Six Finger Satellite. O ex-membro da Six Finger Satellite John Maclean está agora na DFA Records como The Juan Maclean. Em 1999 ele formou a DFA com Tim Goldsworthy (membro do UNKLE).

O segundo álbum do LCD Soundsystem Sounds of Silver, foi lançado em março de 2007. Recentemente rola na internet uma versão remix deste álbum, intitulado Sounds like Silver, tendo a contribuição de vários DJ.

Ícone de esboço Este artigo sobre músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.