Jan Gehl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jan Gehl
Jan Gehl
Jan Gehl (2006)
Nascimento 17 de setembro de 1936 (87 anos)
Copenhague
Nacionalidade dinamarquês
Prêmios Medalha Príncipe Eugênio (2011)

Jan Gehl (Copenhague, 17 de setembro de 1936) é um arquiteto e urbanista dinamarquês, professor universitário aposentado e consultor, cuja carreira foi construída com base no princípio de melhorar a qualidade de vida urbana através da reorientação do planejamento urbano em favor de pedestres e ciclistas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Gehl obteve o grau de Mestre em Arquitetura da Academia Real de Belas Artes da Dinamarca em 1960 e exerceu a arquitetura entre os anos de 1960 e 1966, quando recebeu uma bolsa de pesquisa da instituição para "estudos da forma e função dos espaços públicos", momento a partir do qual passou também a ser professor na Academia e professor visitante em diversos países, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, México, Austrália, Alemanha, Polônia e Noruega. É sócio fundador da Gehl Arquitetos Arquivado em 29 de maio de 2011, no Wayback Machine. – Consultores em Qualidade Urbana.

Na obra Novos espaços urbanos, escrita em parceria com o também arquiteto e urbanista Lars Gemzøe, Gehl dá o exemplo de Copenhague, cidade que em 40 anos evoluiu de ser amigável a carros para se tornar uma cidade confortável para pedestres. Strøget, tida como uma das maiores ruas do mundo exclusivas para pedestres, é exemplo do trabalho desenvolvido por Gehl na cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.