Jardim Botânico Hanbury

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do Jardim Hanbury

O jardim botânico Hanbury, situado em La Mortola, perto de Ventimiglia, numa área de 18 hectares de uma vegetação luxuriante na costa do mar mediterrâneo, é hoje uma atração turística da região de Riviera dei Fiori, em Itália. Fica praticamente face à fronteira com a França. O jardim foi uma propriedade privada de Sir Thomas Hanbury, um rico comerciante britânico, com importantes negócios no oriente. Seu irmão, um famoso farmacologo, Daniel Hanbury, foi quem organizou a compra das espécies botânicas. O objectivo era criar neste lugar deslumbrante na costa da Riviera um dos mais impressionantes jardins botânicos do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1867, Thomas Hanbury está de férias na Riviera Italiana e fica apaixonado por um palácio localizado numa encosta frente ao mar em La Mortola. Decide comprar a propriedade e instalar-se aqui até ao fim da sua vida. O jardim deveria conter plantas dos 5 continentes (Giardini dei Cinque Continenti). O irmão, Daniel Hanbury, bem como outros mestres da botânica e da jardinagem como Gustav Cronemeyer, Kurt Dinter, Alwin Berger estiveram envolvidos no desenvolvimento do jardim.

Cecil[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Thomas Hanbury em 1907, a propriedade passou para a mão do filho, Cecil Hanbury.

Lady Dorothy[editar | editar código-fonte]

Finda a Primeira Guerra Mundial, a mulher de Cecil vai tomar conta do jardim e da sua restauração

Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

O terreno foi palco de batalha na Segunda Guerra Mundial. Foi palco de tiros de artilharia, marchas de tropas e vandalismo.

Estado Italiano[editar | editar código-fonte]

Em 1960, Lady Dorothy vendeu a propriedade ao estado italiano, com a condição de que este não o voltasse a vender. O Jardim passou a ser dirigido pelo Instituto Internacional para os Estudos da Liguria

Universidade de Génova[editar | editar código-fonte]

Em 1987 a Universidade de Génova passou a tomar conta da propriedade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.