Jimmy Swaggart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicione esta.
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde fevereiro de 2014) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde fevereiro de 2014)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Jimmy Swaggart (EUA, 15 de Março de 1935) foi um dos maiores tele-evangelistas do mundo, membro da Assembleia de Deus.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando perguntaram a Billy Graham se ele era o maior pregador do século XX, ele respondeu: "Esta pergunta deve ser feita a Jimmy Swaggart". Portanto, estamos diante de uma figura ímpar. Um pregador que teve enorme impacto em sua geração. Possui muitos programas de rádio e televisão em vários países. É cantor com muitos discos gravados e escritor com vários livros escritos,sendo um grande estudioso do Hebraico e grego bíblico. Normalmente, seus sermões eram acompanhados de músicas alegres cantadas e tocadas por ele mesmo ao piano, coisa que faz até hoje. Jimmy Swaggart influenciou toda uma geração de pregadores pelo mundo afora nos anos 1980, principalmente onde seu programa semanal era transmitido. No Brasil, seu programa era levado ao ar todas as manhãs pela Rede Bandeirantes de Televisão. Jimmy Swaggart esteve no Brasil por 5 vezes, onde lotou estádios como o Maracanã e Morumbi com milhares de pessoas que o amavam e contribuiam com seu ministério participou em 89 de uma cruzada no Mineirinho em Belo Horizonte e ministrou no congresso ministros labaredas de fogo dirigido pela igreja do evangelho quadrangular.[carece de fontes?]. Atualmente escreveu a Bíblia de Estudo do Expositor, a qual é referência para pregador

O principal evangelista de TV dos EUA, renunciou em 21 de fevereiro de 1988 ao seu ministério, depois ter sido fotografado com uma prostituta em Luisiana. Sua igreja recebeu as fotografias mostrando Swaggart com a prostituta Debra Murphree em um motel.

Na frente de uma congregação de 7.000 pessoas em Baton Rouge, Luisiana, ele chorou e confessou a " falha moral ", sem descrever nenhum detalhe.

"Pequei contra vocês e eu imploro seu perdão. Eu não pretendo de forma alguma encobrir o meu pecado ou chamá-lo de um erro", disse aos chocados membros de seu "Centro de Culto da Família". Virando-se para sua esposa, Frances, ele disse: "Pequei contra ti, e eu imploro teu perdão".

A confissão de Swaggart teve ainda maior impacto, já que ele mesmo havia desencadeado, meses antes, um furioso ataque contra seu rival, o também tele-evangelista de TV, Jim Bakker, por este ter cometido aecretária Jessica Hahn. Bakker foi posteriormente excomungado e demitido de seu ministério na TV.[1]

Críticas[editar | editar código-fonte]

"Leper Messiah", música do álbum Master of Puppets (mestre das marionetes) do Metallica foi lançado em 1986 e criticava duramente comportamentos relacionados as estrelas do televangelismo.

A música e o videoclipe "Miracle man", de Ozzy Osbourne, lançada em 1988, é uma sátira sobre o incidente de Jimmy com prostitutas, que veio a tona na mesma época. Anteriormente Jimmy usou várias vezes o nome de Ozzy para criticá-lo e acusá-lo de ser uma influência demoníaca para os jovens.

Igualmente o célebre músico de rock Lou Reed se lhe refere ironicamente como "sins of Swaggart" na faixa 13-"Strawman", k álbum "New York", de 1989.

Ele é citado também na canção "Holy Smoke" da banda de heavy metal Iron Maiden.

Também ficou conhecido por acusar a banda de white metal Stryper jogarem pérolas aos porcos, numa referência à distribuição de bíblias no show. Foram questionados também em relação à fé, por causa das roupas de palco e do som.

Referências

  1. BBC. «Tele-evangelista renuncia após escândalo sexual» (em inglês). 21/2/1988. Consultado em 21 de fevereiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.