João Chiarini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Chiarini
Nascimento 17 de novembro de 1919
Piracicaba, Brasil
Morte 18 de setembro de 1988 (68 anos)
Piracicaba, Brasil
Ocupação folclorista, jornalista, professor, advogado e historiador

João Chiarini (Piracicaba, 17 de novembro de 1919 – Piracicaba, 18 de setembro de 1988) foi um jornalista, professor, político, advogado, e um dos mais importantes folcloristas brasileiros.

Biografia[editar | editar código-fonte]

João Chiarini, filho de Pedro Chiarini com Eulália Romero, era casado com dona Tita, tendo Jorge Amado e Zélia Gattai por padrinhos e compadres. Formado em letras e em direito – este, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -, Chiarini, desde criança, cultivou o interesse pelo folclore da região de Piracicaba e de todo o interior do Brasil. Seu empenho maior, contudo, foi estudar a música espontânea produzida pelos repentistas. Com seu livro Cururu, mostrou ao país inteiro o folclore paulistano. Estudioso de línguas vivas aprofundou-se no modo peculiar do falar piracicabano - o caipiracicabano – descrevendo-o em diversos artigos de jornais de renome além de livros que abordavam o tema.

Na condição de jornalista produziu mais de cinco mil artigos sobre folclore e cerca de dois mil sobre temas gerais. Publicou vários livros sobre o assunto como O Folclore da Aguardente e Antologia do Cordel, onde aborda os poetas trovadores nordestinos. Pertenceu a centenas de entidades, - nacionais e estrangeiras -, ligadas ao folclore, e presidiu, por vários anos, tanto o Centro de Folclore - Piracicaba, como a Academia Piracicabana de Letras, da qual foi o fundador.

Também tem seu nome ligado à Academia Santista de Letras como escritor e à Academia Riograndense de Letras. Faleceu em 1988, em plena campanha eleitoral para o cargo de vereador, vítima de fulminante ataque cardíaco. Foi postumamente homenageado e seu nome foi atribuído a uma biblioteca e a uma escola pública de Piracicaba.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Coppos, Odette - Congadas - Editora Pongetti, 1971 - Pg. 6, 9, 41
  • Nogueira, Adriano - Registros literários - Editora Scortecci, 1998 - Pg. 18
  • Revista Veja, Volume 34 - Editora Abril, 2001 - Pg 28

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.