Joaquín Piña Batllevell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joaquín Piña Batllevell SJ (Sabadell, 25 de maio de 1930 - Buenos Aires, 8 de julho de 2013) foi bispo de Puerto Iguazú.[1]

Ingressou na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1961. Ele foi enviado para o Paraguai, onde trabalhou intensamente no trabalho social para agricultores e promoveu a formação dos sindicatos agrícolas que se opunham ao regime de Stroessner em questões de propriedade da terra.

Em 16 de junho de 1986, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Puerto Iguazú. O Bispo de Posadas, Jorge Kémérer SVD, o sagrou em 16 de agosto do mesmo ano; Os co-consagrantes foram Celso Yegros Estigarribia, Bispo de Carapeguá, e Miguel Hesayne, Bispo de Viedma.

Em 3 de outubro de 2006, o Papa Bento XVI acatou seu pedido de demissão por idade.[2] Ele morreu em 8 de julho de 2013 no Hospital Austral em Buenos Aires por complicações de um ataque cardíaco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Joaquín Piña Batllevell

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.