Johannes von Tepl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Johannes von Tepl
(1350-1415)
Johannes von Tepl
O Lavrador da Boêmia, (1470).
Nascimento 1350
Schüttwa, Boêmia,  Tchecoslováquia
Morte 1415
Praga,  Tchecoslováquia
Ocupação Humanista, erudito e poeta tcheco.

Johannes von Tepl (sinonímia:Johannes von Saaz; em tcheco:Jan ze Žatce; Johannes von Schüttwa) (* Schüttwa, Boêmia, c1350 - Praga, 1415), foi humanista, erudito e poeta tcheco. Sua obra mais importante se chama O Lavrador da Boêmia (Der Ackermann aus Böhmen), publicada por volta de 1470.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Johannes von Saaz foi poeta e escritor boêmio e um dos primeiros humanistas de expressão alemã.

Pouco se sabe sobre ele, exceto que provavelmente estudou em Praga, Bolonha e Pádua. Em 1383 adquiriu a condição de procurador de Žatec (Saaz), e em 1386 se tornou reitor da Escola Latina dessa cidade. A partir de 1411 viveu em Praga. Passou quase toda a sua vida no reino da Boêmia durante o reinado de Carlos IV e de Venceslau de Luxemburgo.

Johannes von Tepl notabilizou-se devido ao seu poema humanístico Der Ackermann aus Böhmen (O Lavrador da Boêmia), que também em outras versões se chamou Der Ackermann und der Tod (O Lavrador e a Morte), escrito em 1401 e impresso pela primeira vez em 1460. É um diálogo da morte com um agricultor, cuja esposa Margaretha faleceu recentemente. Os temas centrais do livro são suas visões opostas sobre a vida, o gênero humano e a moralidade. Na história da Boêmia, o agricultor é um símbolo importante e muito usado pelos reis daquela época. Por exemplo, Přemysl, o lendário fundador da dinastia dos regentes boêmios, foi inicialmente um lenhador e camponês. Este poema foi considerado um dos mais importantes da Baixa Idade Média.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de humanistas do Renascimento

Referências[editar | editar código-fonte]