John Bartlett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
John Bartlett
Nascimento 14 de junho de 1820
Plymouth
Morte 3 de dezembro de 1905 (85 anos)
Sepultamento Mount Auburn Cemetery
Cidadania Estados Unidos
Ocupação editor, editor, escritor
Prêmios Membro da Academia Americana de Artes e Ciências

John Bartlett (14 de Junho de 1820 - 3 de Dezembro de 1905) foi um escritor americano e editor cuja obra mais bem conhecida, Bartlett's Familiar Quotations, tem sido continuamente revisada e republicada por mais de um século após a sua morte.

Bartlett nasceu em Plymouth, Massachusetts, e, após completar o colegial, se mudou para Cambridge, também em Massachsetts, onde trabalhou para uma biblioteca privada que prestava serviços para a Universidade de Havard. Anos depois, Bartlett conseguiu montar a sua própria loja de livros.

Bartlett começou a ficar conhecido pelas suas citações de pessoas famosas e, em 1855, editou, de forma particular, o seu primeiro livro de citações, o Familiar Quotations. Aquela edição de 258 páginas continha citações de 169 autores. Um terço das citações da primeira edição tiveram como origem a Bíblia e de trabalhos de William Shakespeare. As outras citações vieram de grandes poetas ingleses. Após servir na Guerra Civil Americana, publicou a sua quarta edição do Familiar Quotaions, desta vez associado a uma famosa gráfica americana, a Little, Brown and Company. Em 1871, Bartlett foi admitido como membro do American Academy of Arts and Sciences. Mesmo após morrer em 1903 em Cambridge, a sua principal obra, Bartlett's Familiar Quotations continua a ser revisado e republicado e atualmente se encontra na décima sétima edição.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «History of Bartlett's Familiar Quotations». Trivia Library (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2008