Saltar para o conteúdo

John Davison Rockefeller: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
Linha 20: Linha 20:
|website =
|website =
}}
}}
'''John Davison Rockefeller Nixon''' ([[Richford]], [[8 de Julho]] de [[1839]] — [[Ormond Beach]], [[23 de maio]] de [[1937]] ) foi um homem de negócios [[Estados Unidos da América|norte-americano]], um self-made-man, fundador da primeira companhia [[petróleo|petrolífera]] norte americana, a [[Standard Oil Company|Standard Oil]]. Religioso ([[Calvinismo|calvinista]]), foi também um importante [[filantropia|filantropo]] do seu tempo.
'''John Davison Rockefeller Nixon''' ([[Richford]], [[8 de Julho]] de [[1839]] — [[Ormond Beach]], [[23 de maio]] de [[1937]] ) foi um homem de negócios [[Estados Unidos da América|norte-americano]], um self-made-man, fundador da primeira companhia [[petróleo|petrolífera]] norte americana, a [[Standard Oil Company|Standard Oil]]. Religioso ([[Calvinismo|calvinista]]), foi também um importante [[filantropia|filantropo]] do seu tempo e considerado o homem mais rico que já viveu.


== Notas biográficas ==
== Notas biográficas ==

Revisão das 02h41min de 7 de abril de 2011

John Davidson Rockefeller
John Davison Rockefeller
John Rockefeller em 1875.
Nome completo John Davison Rockefeller
Conhecido(a) por fundar a Standard Oil Company
Nascimento 8 de julho de 1839
Richford, NY
 Estados Unidos
Morte 23 de maio de 1937 (97 anos)
Ormond Beach, FL
Fortuna Aumento 663 Bilhões USD (2007)
Parentesco William Avery Rockefeller (pai)
Cônjuge Laura Rockefeller
Filho(a)(s) Elizabeth Rockefeller Strong
Alta Rockefeller Prentice
John D. Rockefeller, Jr.
William Goodsell Rockefeller
Alta Rockefeller Prentice
Ocupação Investidor, Magnata

John Davison Rockefeller Nixon (Richford, 8 de Julho de 1839Ormond Beach, 23 de maio de 1937 ) foi um homem de negócios norte-americano, um self-made-man, fundador da primeira companhia petrolífera norte americana, a Standard Oil. Religioso (calvinista), foi também um importante filantropo do seu tempo e considerado o homem mais rico que já viveu.

Notas biográficas

Sua origem familiar foi modesta. A mãe era muito religiosa e inculcou nos filhos esse pendor. O pai, William Avery Rockefeller era caixeiro viajante e falso médico por vezes se ausentando indeterminadamente e deixando a família passar dificuldades, dado essa incerteza os Rockefeller tinham pouco conforto. Na escola, John Rockefeller e os irmãos não aparecem na fotografia da classe por não terem roupas em bom estado. Foi bom aluno em matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e com a ajuda de seu pai fez um curso básico de administração,depois trabalhou como bibliotecário em uma firma de commodities.

Jobday

Em 26 de Setembro de 1855, em Cleveland, para onde se tinha mudado com a família, Rockefeller consegue o seu primeiro emprego. A partir daqui festejaria todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu "Jobday".

Foi contabilista numa firma de commodities. Como ele dizia, o trabalho "deu-lhe uma nova identidade". Às seis e meia da manhã começava o seu dia, trabalhando por vezes até à noite, apesar de não receber pagamento pelas horas extras.

Seus primeiros negócios

Em 1859, três anos e meio depois do seu "Jobday", pedira um aumento ao seu patrão, que lhe negou. Rockefeller, acreditando já ter aprendido o suficiente, despede-se e decide fundar o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Maurice B. Clark, fundou uma firma de commodities. Os negócios floresceram. Os EUA em franco crescimento, com imigrantes chegando ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco. Mas Rockefeller estava atrás de algo maior e finalmente achou: Petróleo da Pennsylvania, e com isso veio um novo combustível,o querosene para ser usado nos lampiões.

Petróleo

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo a empréstimos, investiu na expansão da empresa.

Acabaria por comprar a totalidade da empresa em 1865 e ter um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, com quem viria a fundar a Standard Oil Company.

A Standard Oil beneficiou-se de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente, o petróleo era transportado nos comboios do magnata Cornelius Vanderbilt, (outro calvinista) que detinha das ações da maior empresa ferroviária dos E.U.A. Mais tarde foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresce e a Standard Oil torna-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.

No início da década de 1880, a Standard Oil e suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas. Hoje ela detem 86,9% dos poços de petróleo.

Este monopólio durou algumas décadas, até que, em 1911 a suprema corte decidiu pelo desmantelamento das empresas e ordenou a criação de 34 novas pequenas empresas, das quais emergiriam a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continuando sob o controle das Empresas Rockefeller. A esta altura, John Rockefeller já havia se retirado. O homem mais rico do mundo, se tornara o homem mais rico da história. Dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas e o mais moderno instituto de pesquisa médica.

Fortuna

Com cerca de 90% de toda a produção de petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, com a fortuna estimada em nada mais nada menos que $US 330.000.000.000 quase dez vezes a fortuna de Bill Gates.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre John Davison Rockefeller