José Rafael Quirós Quirós

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Rafael Quirós Quirós (Llano Grande, 1 de maio de 1955) - padre católico costarriquenho, arcebispo de San José desde 2013.

Estudou filosofia e teologia no Seminário Maior de San José. Graduou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 5 de março de 1981.

Como sacerdote, desempenhou vários deveres pastorais, incluindo vigário da paróquia de S. Teresa do Menino Jesus em San José, diretor do Seminário Maior San José, Presidente da Secretaria da Conferência Episcopal Costarriquenha e Vigário Geral da Arquidiocese de San José. Ele também é professor de direito canônico no Seminário Teológico San José e na Universidade Católica local[1].

Em 2 de dezembro de 2005, o Papa Bento XVI o nomeou Ordinário da Diocese de Limón[2]. Foi consagrado em 22 de fevereiro de 2006 pelo então Arcebispo de San José Hugo Barrantes Ureña. Nos anos de 2012-2017 foi vice-presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica.

Em 4 de julho de 2013, foi nomeado metropolita da arquidiocese metropolitana de San José pelo Papa Francisco[1]. Posse foi realizada em 29 de agosto de 2013.

Em 11 de agosto de 2017, foi eleito presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Rafael Quirós Quirós

Referências

  1. a b «RINUNCIA DELL'ARCIVESCOVO METROPOLITA DI SAN JOSÉ DE COSTA RICA (COSTA RICA) E NOMINA DEL SUCCESSORE» (em italiano). vatican.va. 4 de julho de 2013. Consultado em 6 de maio de 2020 
  2. «NOMINA DEL VESCOVO DI LIMÓN (COSTA RICA)» (em italiano). vatican.va. 2 de dezembro de 2005. Consultado em 6 de maio de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.