Joseph Stilwell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joseph Stilwell
Joseph Stilwell
Nascimento 19 de março de 1883
Palatka
Morte 12 de outubro de 1946 (63 anos)
São Francisco
Sepultamento Cemitério de West Point
Cidadania Estados Unidos
Filho(a)(s) Joseph Warren Stilwell, Jr.
Alma mater
Ocupação treinador de basquetebol, militar
Prêmios
Empregador(a) Academia Militar dos Estados Unidos
Comando 7th Infantry Division
Causa da morte cancro do estômago

Joseph Warren Stilwell (Palatka, 19 de março de 1883São Francisco, 12 de outubro de 1946) foi um general do exército dos Estados Unidos, conhecido por sua atuação no Sudeste Asiático e na China antes e durante a II Guerra Mundial.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pouco antes da entrada dos Estados Unidos na guerra, Stilwell era reconhecido como o melhor comandante de tropas do exército norte-americano e foi selecionado para planejar e comandar a invasão do norte da África. Entretanto, com a necessidade de se enviar um oficial à China para convencer aquele país a permanecer na guerra, ele foi o escolhido pelo Presidente Franklin Roosevelt e pelo chefe do estado-maior das Forças Armadas, general George Marshall, apesar de suas fortes objeções.

Como chefe do estado-maior do Generalíssimo Chiang Kai-Shek e comandante das tropas chinesas, ele foi figura fundamental no teatro de guerra do Sudeste Asiático, principalmente na Birmânia, onde foi o responsável por manter abertos os canais de suprimento entre a China, Índia e Birmânia, sem o qual não seria possível manter a luta contra os japoneses em território chinês, nem na Birmânia. No decorrer da guerra se tornaria comandante em chefe das forças aliadas no sudeste asiático.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Joseph Stilwell