José Jiménez Aranda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Jiménez Aranda
José Jiménez Aranda
Nascimento 7 de fevereiro de 1837
Sevilha
Morte 6 de maio de 1903 (66 anos)
Sevilha
Sepultamento Cemetery of San Fernando
Cidadania Espanha
Irmão(ã)(s) Luis Jiménez Aranda, Manuel Jiménez Prieto
Alma mater
  • Royal Academy of Fine Arts of Saint Isabel of Hungary
Ocupação pintor
Prêmios
  • Comendador da Ordem de Isabel a Católica
Empregador(a) Royal Academy of Fine Arts of Saint Isabel of Hungary

José Jiménez Aranda (Sevilha, 7 de fevereiro de 1837 - Sevilha, 6 de maio de 1903)[1][2] foi um pintor espanhol e irmão dos pintores Luis Jiménez Aranda e Manuel Jiménez Aranda.

Biografia e obras[editar | editar código-fonte]

Origens e influências iniciais[editar | editar código-fonte]

Iniciou seus primeiros passos para se tornar um pintor por Manuel Cabral e Eduardo Cano de la Peña.

Em 1851 ingressou na Real Academia de Belas Artes de Santa Isabel de Hungría (Academia Real de Belas Artes de Santa Isabel da Hungria)[1] em Sevilha. Em 1868, ele estudou as coleções no Museu do Prado, em Madri, especialmente as de Goya e Velázquez, mesmo ano em que se casou.[3] Em 1867 ele viajou para Jerez de la Frontera para trabalhar como restaurador e designer de vitrais. Em 1871, mudou-se para Roma, onde permaneceu por quatro anos, conhecendo Mariano Fortuny, que influenciou bastante suas pinturas.

Viagens[editar | editar código-fonte]

Em 1881, mudou-se para Paris, onde estudou por nove anos, pintando obras do século XVIII no estilo de Fortuny, com notável sucesso.[1] Em 1890, mudou-se para Madri, pintando cenas da vida cotidiana em um estilo mais costumbrista.

Retorno à cidade natal[editar | editar código-fonte]

A morte de sua esposa e filha em 1892 resultou em seu retorno à cidade de nascimento pelo resto da vida. Em Sevilha, ele foi nomeado membro da Academia de Belas Artes, onde se tornou professor, cargo que ocupou até sua morte em 1903. Daniel Vázquez Díaz, Eugenio Hermoso, Ricardo López Cabrera, Manuel González Santos e Sanz Arizmendi foram seus alunos durante este período em Sevilha.

Na última década do século XIX, ele frequentou o círculo de pintores paisagísticos de Alcala de Guadaíra, deixando neste gênero alguns exemplos de obras de "grão-mestre" (segundo Sorolla).[3]

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão: Um passe na praça de touros (1880), Una desgracia (Um desastre - 1890) e Escrava à venda (c.1897).

Ele também foi um notável cartunista e ilustrador, produzindo 689 desenhos destacados para a edição do centenário de Don Quixote (publicado em 1905).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Jiménez Aranda, José». Museo del Prado (em espanhol). Consultado em 20 de abril de 2020 
  2. «José Jiménez Aranda». People Pill (em inglês). Consultado em 20 de abril de 2020 
  3. a b «José Jiménez Aranda». Drawing Academy (em inglês). Consultado em 20 de abril de 2020