Júlio Francisco de Saxe-Lauemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Júlio Francisco
de Saxe-Lauemburgo
Júlio Francisco de Saxe-Lauemburgo
IULIUS FRANCISCUS, Sax., Angriae et Westphaliae Dux
Duque de Saxe-Lauemburgo
Reinado 1666-1689
Antecessor(a) Francisco Erdmann de Saxe-Lauemburgo
Sucessor(a) Jorge Guilherme de Brunsvique-Luneburgo
 
Nascimento 16 de setembro de 1641
  Praga, Reino da Boêmia
Morte 30 de setembro de 1689 (48 anos)
  Reichstadt, Reino da Boêmia
Nome completo  
Julius Franz von Sachsen-Lauenburg
Cônjuge Edviges do Palatinado-Sulzbach
Descendência Ana Maria Francisca, Grâ-Duquesa da Toscana
Sibila, Margravina de Baden
Casa Ascânia
Pai Júlio Henrique de Saxe-Lauemburgo
Mãe Ana Madalena de Lobkowicz
Religião Catolicismo
Brasão
As duas filhas (que atingiram a idade adulta): Sibila (esquerda) e Ana Maria Francisca (direita); anónimo, ca.1690

Júlio Francisco de Saxe-Lauemburgo (em alemão: Julius Franz von Sachsen-Lauenburg; 16 de setembro de 164130 de setembro de 1689) foi um nobre alemão, da Casa de Ascânia, duque de Saxe-Lauemburgo de 1666 a 1689. Era filho de Júlio Henrique e da sua terceira mulher, Ana Madalena de Lobkowicz (1606 – 1668), filha do barão Guilherme Popel de Lobkowicz, o Jovem.

Enquanto soberano o seu nome oficial era Júlio Francisco da Saxónia, Angria e Vestfália (Julius Franz von Sachsen, Engern und Westfallen).

Biografia[editar | editar código-fonte]

O seu pai Júlio Henrique, adquirira um património disperso em redor das cidades de Ploschkowitz (Ploskovice) e Schlackenwerth (Ostrov), no Reino da Boêmia. Júlio Francisco herdara ainda propriedades da sua mãe, uma nobre daquele reino, razão pela qual os duques de Saxe-Lauemburgo eram incluídos na nobreza Boêmia, embora sendo aristocratas sem imediatidade imperial, ao contrário do que acontecia no seu país natal.

Júlio Francisco sucedera ao seu meio-irmão mais velho, Francisco Erdmann, filho do segundo casamento do pai que, embora tendo casado, morrera sem sucessão.

Por não ter filhos do sexo masculine Júlio Francisco procurou bases legais para que a sucessão por via feminina pudesse ocorrer no Saxe-Lauemburgo. Com a sua morte, a linha de Lauemburgo da Casa de Ascânia extinguia-se por via masculina. Assim, as dua filhas de Júlio Francisco, Ana Maria Francisca e Sibila, lutaram pela sua sucessão da irmã mais. Além das filha, também a prima de Júlio Francisco, Leonor Carlota de Saxe-Lauemburgo-Franzhagen, reclamava a sucessão.

Jorge Guilherme de Brunsvique-Luneburgo, que aproveitou a fraqueza das duas irmãs e a falta de apoio internacional, para invadir com as suas tropas o Saxe-Lauemburgo, impedindo, assim, a ascensão das herdeiras legais.

Outros soberanos reclamavam a sucessão, resultando num conflito que envolveu, para além dos ducados vizinhos de Mecklemburgo-Schwerin e da Holsácia, controlada pela Dinamarca, os outros cinco Principados de Anhalt governados por membros da Casa de Ascânia, o Eleitorado da Saxónia,[1] a Suécia e o Brandeburgo.

Militarmente envolvida estava Celle e a Holsácia dinamarquesa que, em 9 de outubro de 1693, acordaram, pelo denominado Hamburger Vergleich, que Celle - que de facto possuía a maior parte do Saxe-Lauemburgo - manteria o ducado em união pessoal. Em 1728 o imperador Carlos VI legitimou, finalmente, a conquista do território. Ana Maria Francisca e Sibila, que nunca abandonaram as suas pretensões, foram despojadas do Saxe-Lauemburgo, sendo exiladas em Ploschkowitz.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

A 9 de abril de 1668 Júlio Francisco casou em Sulzbach com a princesa Edviges do Palatinado-Sulzbach (1650 – 1681), filha de Cristiano Augusto do Palatinado-Sulzbach. Deste casamento nasceram três filhas:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. que sucedera ao Ducado de Saxe-Wittenberga em 1422
  2. filho de Filipe Guilherme, Eleitor Palatino

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em alemão) Johann Samuel Ersch, Johann Gottfried Gruber, Allgemeine Encyclopädie der Wissenschaften und Künste: in alphabetischer Folge von genannten Schriftstellern, Volume 92, J.F. Gleditsch, 1851, Pág. 359 e seguintes.
  • (em alemão) Peter von Kobbe, Geschichte und Landesbeschreibung des Herzogthums Lauenburg, Volume 3, Harro von Hirschheydt, 1837, pág. 75 e seguintes.


Júlio Francisco de Saxe-Lauemburgo
Nascimento: 16 de setembro de 1641 Morte: 30 de setembro de 1689
Títulos de nobreza
Precedido por:
Francisco Erdmann
Duque de Saxe-Lauemburgo
1666 – 1689
Sucedido por:
Jorge Guilherme