Kenny Clarke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kenny Clarke
Kenny Clarke.jpg
Informação geral
Nome completo Kenneth Spearman Clarke
Nascimento 9 de Janeiro de 1914
Origem Pittsburgh, Pensilvânia
Data de morte 26 de janeiro de 1985 (71 anos)
Gênero(s) Jazz
Instrumento(s) Bateria
Outras ocupações Baterista
Afiliação(ões) Johnny Griffin
Dizzy Gillespie

Kenny Clarke, de seu nome Kenneth Clarke Spearman (Pittsburgh, Pennsylvania 9 de Janeiro de 1914 - Paris, 26 de Janeiro de 1985), foi um baterista de jazz norte-americanos, e um dos primeiros no género bebop.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kenny Clarke foi um dos primeiros bateristas de jazz do género bebop. Nos anos 40, Clarke era o baterista residente no clube de jazz Minton's Playhouse, onde ficava a tocar até tarde, depois do horário normal, com outros músicos. É apontado como o primeiro baterista a utilizar o ride para marcar o tempo da música. Esta técnica levava a um ritmo mais calmo do baterista. Devido a este estilo, Clarke foi apelidado de "Klook" ou "Klook-mop".

Kenny Clarke foi um dos membros fundadores do Modern Jazz Quartet, em 1951, participando em diversas sessões de gravação como baterista principal da Savoy Records.

Em 1955, Connie Kay substituí-o no Modern Jazz Quartet e, a partir de 1956, Clarke viaja para Paris, onde trabalhava regularmente com músicos norte-americanos, formando o trio The Bosses (1959-1960), com Bud Powell e Oscar Pettiford.

Mais tarde em 1961, com o pianista belga Francy Boland, formou a banda Clarke-Francy Boland Big Band, com músicos europeus e norte-americanos, como Johnny Griffin e Ronnie Scott em saxofone tenor. Esta banda duraria cerca de onze anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.