Kent R. Weeks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kent R. Weeks
Nascimento 16 de dezembro de 1941
Everett
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação arqueólogo, antropólogo, egiptólogo
Empregador(a) Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Chicago

O Dr. Kent R. Weeks (16 de dezembro de 1941-) é um egiptólogo americano conhecido pelos seus trabalhos nas tumbas reais do Vale dos Reis. Ele é casado com Susan Weeks, também uma arqueóloga e talentosa artista.

Weeks nasceu na cidade de Everett, Washington, onde ele decidiu ser egiptólogo desde que era criança.[1] Weeks estudou na R. A. Long High School em Longview (Washington) e se graduou em 1959. Ele estudou antropologia na University of Washington onde ele obteve o seu mestrado. Ele visitou o Egito pela primeira vez em 1963 e em 1970 ele recebeu o doutorado em egiptologia pela Yale University.

A carreira profissional de Dr. Weeks iniciou-se com a nomeação para curador assistente de arte egípcia no Metropolitan Museum of Art, e em 1988 tornou-se um professor de Egiptologia na The American University in Cairo.

Em 1978, weeks concebeu e lançou o Theban Mapping Project, um plano ambicioso de fotografar e mapear detalhadamente todos os templos e tumbas na necrópole da cidade de Tebas. Como parte de seu projeto, Weeks introduziu um balão com a intenção de fazer estudos aéreos, que acabaram crescendo e se tornando parte importante da industria turística local. Entretanto, a mais importante conquista do projeto foi a descoberta, em 1995, da identidade da maior tumba do Vale dos Reis, a KV5, a tumba dos filhos de Ramessés II.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Atlas of the Valley of the Kings: The Theban Mapping Project
  • The Lost Tomb, 1998
  • The Illustrated Guide to Luxor and the Valley of the Kings
  • The Valley of the Kings: The Tombs and the Funerary of Thebes West, (editor)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «(em inglês)». Consultado em 24 de setembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.