KV5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
KV5
Local de sepultamento de filhos de Ramessés II
KV5
Esquema da tumba
Localização Vale dos Reis
Escavação James Burton
Howard Carter
Kent R. Weeks
Decoração Abertura da boca
Traçado Labiríntica
Extensão 443,2 m
Área 1266,47 m2
KV5 está localizado em: Egito
KV5
Localização da KV5

A KV5, no Vale dos Reis, é a tumba dos filhos do faraó Ramessés II. E, a recente descoberta da sua grande extensão tem sido referida como a mais surpreendente descoberta no Vale desde a descoberta da tumba de Tutancâmon.

História[editar | editar código-fonte]

Localizada perto da entrada do Vale, ao longo dos séculos tinha sofrido o destino das outras tumbas desacreditadas, que era apenas uma tumba cheia de escombros lavados nas inúmeras inundações que atingem o Vale e, também, tinha sido furtada na antiguidade.

A tumba foi examinada algumas vezes nas explorações do Vale nos tempos modernos, começando em 1825 por James Burton, e mais tarde em 1902 por Howard Carter (descobridor da tumba de Tutankhamon que usou a KV5 apenas como depósito de lixo). Entretanto, eles não conseguiram penetrar mais do que poucas salas, e não viram nada incomum na tumba.

Foi só durante o Theban Mapping Project (Projeto de Mapeamento Tebano), sob o comando de Kent R. Weeks, no qual foi decidido limpar a tumba (em parte para ver se ela iria ser danificada por construções propostas e em parte para saber se ela poderia ser mapeada) que foi descoberta a verdadeira natureza da tumba. Durante os estágios iniciais do trabalho, de 1987 a 1994, a equipe ainda não tinha conhecimento da verdadeira extensão da tumba.

Somente em 1995, depois de fazer uma grande limpeza no exterior das câmaras da tumba, a equipe ficou atordoada por descobrir longos corredores, ligados a salas (aproximadamente setenta ao todo) penetradas na montanha. Foi uma descoberta que espantou o mundo e reacendeu o interesse popular em egiptologia. Os achados até agora incluem milhares de cerâmicas, Ushabitis, camas de faiança, óstracos, frascos de vidro, embutidos e até mesmo uma grande estátua do deus Osíris, o deus do pós-vida.

Outras escavações revelaram que o túmulo é ainda maior do que se pensava, pois ele contém mais corredores, com mais salas saindo de outras partes da tumba. Pelo menos 150 salas ou câmaras foram descobertos a partir de 2006 (apenas 7% destas foram apuradas) e o trabalho está ainda em atividade no resto da tumba.

Nas proximidades da tumba de Ramessés III, esta tumba continha a maioria dos seus filhos, homens e mulheres, incluindo aqueles que morreram durante a sua vida. Fragmentos do crânio de Amen-herkhepeshef, dentre outros, foram encontrados dentro da KV5 e reconstituídos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.