KV46

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
KV46
Tumba de Yuia e Tuiu
Sarcófagos da múmia de Yuia.
Localização Vale dos Reis, em uma rafificação, entre a KV3 e a KV4
Extensão total 21.31 m [1]
Área total 62.36 [1]
Descoberta em 1905 [1]
Escavada por James Edward Quibell (1905) [1]

A tumba KV46 (acrônimo de "King's Valley #46"), no Vale dos Reis, é a tumba de Yuia e sua esposa Tuiu, os pais da rainha Tiy, a esposa de Amenófis III. A tumba foi descoberta em fevereiro de 1905 por James E. Quibell. Quibell era patrocinado por Theodore M. Davis, que publicou um relato da escavação em 1907.

Até a descoberta da tumba de Tutancâmon (KV62) essa era e mais rica e bem preservada tumba do Vale, e a primeira a ser encontradas com o maior número de itens bem conservados, dentre os quais estavam: roupas, equipamentos cosméticos, jóias, instrumentos músicais, equipamento de caça e de guerra, documentos e escritos.

Localizada em uma pequena ramificação do Vale, entre duas tumbas do período raméssida (KV4 e KV3), a KV46 continha o sarcófago mais intacto sarcófago, de Yuia e Tuiu. A tumba foi saqueada na antigüidade, provavelmente durante a construção de tumbas posteriores. Após os saques a entrada da tumba foi fechada com material de refugo da KV4 e KV5 o que a deixou inacessível e protegida até a sua descoberta em 1905.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d «Theban Mapping Project (em inglês)». Consultado em 3 de setembro de 2008. Arquivado do original em 27 de setembro de 2008 
  • Davis, Theodore M. The Tomb of Iouiya and Touiyou. London: Duckworth Press, 2000. ISBN 0-7156-2963-8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.