Tuiu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o gênero botânico, veja Thuja. Para o tipo de vulcão, veja Tuya (montanha). Para mulher do faraó Seti I, veja Tuya.
Tuiu
Tuiu
Nascimento 1400 a.C.
Acmim
Morte década de 1370 a.C.
Sepultamento KV46
Cidadania Egito
Cônjuge Yuia
Filho(a)(s) , Anen,
Ocupação vocal

Tuiu, também chamada Tchuiu, Tuyu, Thuya ou Tjiuyu, foi uma nobre egípcia e descendente de Amósis-Nefertari. Ela era a esposa de Yuia, um poderoso cortesão egípcio da décima oitava dinastia.

Ela estava envolvida com muitos cultos religiosos, e seus títulos incluiam A Cantora de Hator e A Chefe das Animadoras de Ámon e Min. [1] Ela também tinha o cargo influente de Superintendente do Harém dos deuses Min da cidade de Acmim e Ámon de Tebas (harém no Egito Antigo tinha um significado diferente do que se tem hoje, era um centro econômico e de treinamento). [2]

Yuia e Tuiu tiveram uma filha de nome Tiy que se tornou a rainha do Egito e esposa principal do faraó Amenófis III. Yuia e Tuiu também tiveram um filho chamado Anen, que teve o título de Chanceler do Baixo Egito, Segundo Profeta de Ámon, Sacerdote de Heliópolis e Pai Divino.[3] Eles também foram pais de Ay[4], um cortesão egípcio duranto o reinado do faraó Aquenáton, que eventualmente tornou-se vizir e então faraó, conhecido como Kheperkheprure Ay. Entretanto, não há evidências conclusivas quanto ao parentesco de Yuia e Tuiu com Ay, embora todos viessem da cidade de Acmim. [5] Acredita-se que Nefertiti tenha sido neta de Tuiu.

Junto com seu marido, Tuiu foi enterrada no Vale dos Reis, na tumba KV46, onde muitos móveis e objetos foram encontrados em 1905. Esta tumba era a mais bem preservada antes da descoberta da tumba de Tutancâmon, (KV62).

Referências e notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo é uma tradução do artigo correspondente da wikipedia em inglês. Estas são as referências do artigo original.
  1. Tyldesley, Joyce. Chronicles of the Queens of Egypt. Thames & Hudson, 2006. p.116
  2. Cyril Aldred: Akhenaten, King of Egypt Thames and Hudson, 1989. p.96
  3. Rice, op. cit., p.20
  4. Rice, op. cit., p.222
  5. David, op. cit., p.167

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.