Caçapo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Khasab)
Ir para: navegação, pesquisa

Caçapo[1], Cassapo ou Khasab (transliteração inglesa do árabe خصب‎) é a capital da região de Musandam, um exclave no extremo norte de Omã, no estreito de Ormuz.

Khasab

Idioma[editar | editar código-fonte]

Em Caçapo, bem como na localidade vizinha de Dibah e em outros locais próximos, fala-se o idioma qumzari, que é uma variante do farsi. Descendentes de pescadores que do Golfo Pérsico trouxeram o idioma para lá, sendo que o qumzari é a única língua não-semítica falada na Península Arábica. Seus cerca de 10 mil falantes não têm literatura escrita. No dia a dia usa-se o qumzari (que é próximo do balúchi e do dialeto persa da província iraniana de Fars, tanto na gramática como no vocabulário), mas para qualquer coisa formnal, usa-se o árabe clássico, e no trato com as gentes de outras partes de Omã usa-se os dialetos locais do árabe. Atualmente, os jovens tendem a dar preferência ao uso do árabe, e somente os velhos falam exclusivamente seu dialeto persa todos os dias. Talvez o qumzari desapareça no futuro.

Referências

  1. Fundação Calouste Gulbenkian. Património de Influência Portuguesa. Forte Khasab, Caçapo, Cassapo, Golfo Pérsico, Omã, http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage/Obra?a=1667

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fortaleza de Caçapo no WikiMapia