Kia quen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Kia quen (chinês: 夾棍, pinyin: jiágùnWade–Giles: chia2-kun3lit. ‘varas de beliscar’) foi uma técnica de tortura física utilizada na China[1] no Século XVII para interrogar suspeitos do sexo masculino sem colocar suas vidas em perigo.

A técnica consistia em posicionar três tábuas de madeira ou bambu, conectadas por corda, ao redor e entre os pés descalços do suspeito. A construção do dispositivo permitia que as placas fossem abertas e fechadas (como as asas de uma borboleta) ou gradualmente apertadas. Cada vez que o prisioneiro se recusava a testemunhar ou confessar, a corda era puxada com força e as pranchas eram golpeadas com força nos tornozelos ou lentamente apertavam os pés com mais força ainda.[2] Um dispositivo semelhante chamado Tean zu, aplicado exclusivamente a mulheres, empregava mecanismos essencialmente idênticos para apertar e esmagar os ossos dos dedos.

A tortura era tipicamente conduzida enquanto o prisioneiro era forçado a se ajoelhar dolorosamente em cima de correntes dobradas feitas de elos de ferro afiados.

Referências

  1. super.abril.com.br/ Quais são as piores torturas com cordas e barras?
  2. [Scott, George Ryley. The History of Torture Through the Ages. London: Kegan Paul, 2003