Guan dao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kwan)

O Guan dao ou Kwan dao (關刀 ou 关刀) (Pinyin: Guān dāo), conhecido também como "a lâmina do general", é a mais típica das armas do kung fu.

A origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome Guan Dao é uma homenagem ao seu usuário mais famoso, o General Guan Yu (關羽) (160–219) um herói real também famoso como personagem do épico chinês "Os Três Reinos", escrito por Luo Guanzhong no século XIV. Ele é uma das figuras das artes marciais mais significativas, lendário "santo protetor" das artes marciais. É honrado em muitos altares ancestrais, e nenhuma escola de kung fu pode ser considerada "tradicional" sem a presença do General Guan.

Dao é comumente traduzido como faca ou espada, porém essa tradução é um tanto deficiente visto que dao aparece no nome de muitas armas chinesas:

Uma melhor tradução poderia ser "lâmina", uma vez que toda espada e faca insinua algo menor e todo dao é curvo, com uma única extremidade. A forma da lâmina distingue-se entre as armas de bastão.

Características[editar | editar código-fonte]

A lâmina do Guan dao é anormalmente larga, com um gancho atrás. Esse gancho é costumeiramente adornado com crina de cavalo avermelhada. É uma arma difícil de manipular quando montado como arma de bastão. Assim, o Guan Dao é projetado melhor para golpes grandes, poderosos, como do tipo que corta cabeças.

A característica física mais impressionante do Guan Dao é seu peso. Normalmente pesa em torno de 4 a 5 quilos.

Na China, existem alguns que são pesados ao extremo. Relatos afirmam que a Kwan Dao do General Kwan Yu pesava em torno de 50Kg. Isso requer força extrema e profunda habilidade no kung fu.

O Kwan dao representa o espírito do kung fu por seu grande peso e por sua origem histórica lendária, é venerado como arma de mestre e encarna a essência da prática com armas chinesas tradicionais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Shaolin Gong Fu, Editora Escala. Ano 1, nº 1. Pág 59-61