Língua a-pucikwar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A-pucikwar
Falado(a) em: Ilhas Andamão
Extinção: entre 1931 e 1951
Posição: Não está entre os 100 melhores
Família: Línguas andamanesas
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: apq

A língua a-pucikwar é uma língua quase extinta pertencente à família linguística andamanesa, falado pelo povo pucikwar.[1]

É uma língua dos habitantes das Ilhas Andamão, que agora foi substituída pela língua hindi. Em 2006, o número de falantes foi estimado em 10 ou menos.

História[editar | editar código-fonte]

À medida que o processo de colonização e colonização das Ilhas Andamão se intensificou a partir do final do século XIX e no século XX, os grupos indígenas dos grandes andamaneses foram bastante reduzidos em número e alienados dos seus territórios tradicionais.

Os poucos grandes andamaneses sobreviventes logo perderam as distinções culturais e linguísticas entre eles que estavam presentes no início do século XIX, quando pelo menos dez grupos tribais e linguísticos distintos foram registrados. Pelo censo de 1901 os pucikwar foram reduzidos para 50,[2] mas as distinções entre grupos tribais e subgrupos tornaram-se consideravelmente confusas (e alguns casamentos mistos também ocorreram com colonos indianos e karen (birmaneses)). O tribo pucikwar desapareceu como um grupo distinto em algum momento depois de 1931.

Referências