Língua hiligaynon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hiligaynon
Falado em: Filipinas
Região: Iloio, Cápiz, Guimaras, Negros (ilha)
Total de falantes: ~11 milhões (1ª língua), ~7 milhões (2ª), ~4 milhões (3ª)
Família: Austronésia
 Malaio-Polinésia
  Filipina
   Filipina Central
    Visayana
     Visayana Central
      Hiligaynon
Estatuto oficial
Língua oficial de: idioma regional (Komisyon sa Wikang Filipino)
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: hil
ISO 639-3: hil

O Panayano ou Hiligainón (Hiligaynon) é uma língua que é falada principalmente na região de Visayas Ocidental nas Filipinas. A língua é da família das Visayanas.

São cerca de 11 milhões as pessoas que a falam como primeira língua dentro e fora das Filipinas, sete milhões a têm como língua materna e há quatro milhões que podem falá-la fluentemente.

A maioria dos seus falantes se concentra nas províncias de Iloilo, Iloilo, Guimarás, Negros Ocidental, Sultán Kudarat, Cotabato e Cotabato do Sul, todas nas Filipinas.

Nome[editar | editar código-fonte]

Hiligainón é o nome mais usado para essa língua, que é chamada em espanhol ilongo (Ilonggo). No entanto, popular e tradicionalmente é chamado ilongo, em função da capital de Iloilo ou também 'bisayo' '(' 'Bisaya' '). Várias fontes também dão "hilo bisayo", "illogo" e "panayano"..

Escrita[editar | editar código-fonte]

O Hiligaynon usa uma forma do alfabeto latino sem as letras C, F, J, K, Q, X, Z. Usa o tão caracteristicamente Filipino Ng.

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Ang tanan nga tao ginbun-ag nga hilway kag may pag-alalangay sa dungog kag katarungan. Sila ginhatagan sang pagpamat-od kag konsensya kag nagakadapat nga magbinuligay sa kahulugan sang pag-inuturay.

Português

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Eles são dotados de razão e consciência e devem agir uns em relação aos outros em espírito de fraternidade.

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]