Língua tojolabal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A língua tojolabal (tojolab'al) é uma língua maia falada em Chiapas, no México, relacionada com a língua chuj falada na Guatemala. O tojolabal é falado sobretudo na zona de Las Margaritas por cerca de 20 000 pessoas.

O nome tojolabal deriva da frase /tohol/ /ab'al/, que quer dizer língua certa. Documentos do século XIX por vezes referem-se à língua e aos seus falantes como chaneabal (que significa "quatro línguas"), possivelmente uma referência às quatro línguas maias - tsotsil, tseltal, tojolabal e chuj - faladas nas terras altas de Chiapas e nas terras baixas vizinhas ao longo da fronteira com a Guatemala.

O antropólogo Carlos Lenkersdorf defende que várias características linguísticas e culturais do tojolabal, sobretudo a ergatividade, mostram que não é dado peso cognitivo às distinções sujeito/objecto e activo/passivo. Tal é interpretado por Lenkersdorf como uma evidência a favor da controversa hipótese de Sapir-Worf.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Lenkersdorf, Carlos. Los hombres verdaderos. Voces y testimonios tojolabales. Lengua y sociedad, naturaleza cite y cultura, artes y comunidad cósmica. Mexico City: Siglo XXI, 1996. ISBN 968-23-1998-6