LOX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre uma enzima. Para química, veja Oxigénio líquido.

LOX - Lisil Oxidase - é a enzima responsável pelo alastramento do câncer, um processo conhecido como metástase. Em um estudo publicado na revista Cancer Cell .[1] os pesquisadores afirmam que essa enzima é crucial na evolução da metástase.

O estudo indica ainda que a incidência de mortes por câncer em muitos casos não ocorre nos tumores iniciais. O problema está nas células que viajam para outras partes do corpo - um processo responsável por 90% das mortes relacionadas à doença.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

O estudo indica que a LOX atua enviando sinais para preparar a área do corpo que será atingida pelas células cancerígenas. Segundo os cientistas, sem este processo de preparação, o ambiente pode ser muito hostil para possibilitar o crescimento do câncer.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas do Câncer analisaram o processo em camundongos, mas estão confiantes de que as descobertas poderão ser aplicadas em humanos com diversos tipos de câncer.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Segundo os responsáveis pela pesquisa, essa descoberta é "a peça chave que estava faltando do quebra-cabeças". Segundo as pesquisas é a primeira vez que uma enzima é identificada como responsável pelo alastramento da doença. Estudos ainda estão sendo feitos com o objetivo de desenvolver uma droga que possa combater a propagação da doença.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Cancer Cell. (em inglês)([1])

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Organizações