La Flèche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
La Flèche
  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de La Flèche
Brasão de armas
Localização
La Flèche está localizado em: França
La Flèche
Localização de La Flèche na França
Coordenadas 47° 41' 45" N 0° 04' 29" E
País  França
Região País do Loire
Departamento Sarthe
Características geográficas
Área total 74,21 km²
População total (2018) [1] 15 949 hab.
Densidade 214,9 hab./km²
Código Postal 72200
Código INSEE 72154

La Flèche é uma comuna francesa, situada às margens do rio Loire (na região do Pays de la Loire), no departamento de Sarthe no Cantão e distrito do mesmo nome (La Flèche). Estende-se por uma área de 74.21 km². Em 2010 a comuna tinha 15 949 habitantes (densidade: 214,9 hab./km²).[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Colégio de La Flèche[editar | editar código-fonte]

La Flèche era o colégio jesuíta mais prestigiado de França (uma das principais funções do Jesuítas era a educação, em França construíram diversos colégios para esse fim). Em 1604, Henrique IV deu o castelo de La Flèche aos Jesuítas para aí fundarem um colégio com o nome de Collège Royal Henry-Le-Grand, com o objectivo de "seleccionar e treinar as melhores mentes". Era ensinada Gramática, Retórica, Latim, Grego, Hebreu, Filosofia, Matemática e Teologia. Os alunos eram preparados para três ramos distintos: Igreja, Estado ou Forças Armadas.

René Descartes foi um dos primeiros e mais importantes alunos da instituição, entre 1607 a 1615. Aí, devido a uma saúde física muito débil foi autorizado a passar parte da manhã na cama, aproveitando isso para exercer uma poderosa meditação que mais tarde lhe permitirá ser um filósofo de nomeada. Referiu-se ao Colégio no seu Discurso do Método:

"Estive numa das mais famosas escolas da Europa." [...] “ Aqui foi onde plantei as sementes dos meus feitos mais tardios e ao qual estou extremamente agradecido”.

Referências

  1. a b «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.