Lacryma Christi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a banda japonesa, veja La'cryma Christi.

Lacryma Christi (lágrima de Cristo, em Latim) é um tipo de vinho napolitano produzido nas redondezas do Monte Vesúvio, na Campânia, Itália. Este vinho é branco, seco e tem uma graduação de 13º. É conhecido em Itália desde a Idade Média, sendo feito principalmente de uvas Verdeca e Coda di Volpe, com menores proporções de Falanghina, Caprettone[1] e Greco di Tufo incluído. O vermelho Lacryma Christi é feito de uvas Piedirosso e Sciascinoso. É também, como descobriram os arqueólogos, o equivalente mais próximo ao vinho bebido pelos romanos antigos, tendo analisado o resíduo microscópico deixado nas torneiras dos barris.[2] Uma lenda diz que o solo esponjoso onde são cultivadas as vinhas foi roubado do paraíso por Satanás e que terá sido santificado através das lágrimas de Cristo.

Originalmente, este vinho era elaborado pelo mosteiro de Lachrima Christi, mas na actualidade, a maior parte é produzido com uvas lacrima, oriundo das localidades vizinhas (Cápua, Nola, Pozzuoli).

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. J. Robinson, J. Harding and J. Vouillamoz Wine Grapes - A complete guide to 1,368 vine varieties, including their origins and flavours pg 185 Allen Lane 2012 ISBN 978-1-846-14446-2
  2. Lacryma Christi del Vesuvio Wines Wine Enthusiast Magazine. Retrieved: 2012-08-25.