Lago Yojoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Yojoa
Imagem do lago de Yojoa
Localização
Coordenadas 14° 52′ 01,2″ N, 87° 58′ 58,8″ O
País Honduras
Características
Tipo Cratera vulcânica
Altitude 637 m
Área * 79 km²
Comprimento máximo 16 km
Largura máxima 6 km
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Yojoa ou lago de Yojoa é um lago das Honduras, na América Central. Tem um comprimento de 16 km e largura de 6 km, para uma área de cerca de 79 km²,[1] e fica situado entre os departamentos de Comayagua, Cortés e Santa Bárbara. O lago de Yojoa fica a 184 km de Tegucigalpa, a capital do país.

O lago está a 637 m de altitude, situa-se numa depressão formada por atividade vulcânica (não se conhece a última data de erupção do mesmo), e é rodeado por grandes montanhas que atingem mais de 2600 m. Algumas destas estão catalogadas como parques nacionais das Honduras, como o parque nacional Azul Meambar na costa sul do lago.

A área circundante tem rica biodiversidade, com quase 400 espécies de aves e 800 espécies de plantas identificadas. No entanto, nos últimos anos o lugar tem vindo a ser ameaçado por desflorestação, criação de gado e desenvolvimento urbano. A principal estrada que liga as duas maiores cidades do país, Tegucigalpa e San Pedro Sula, bordeja grande parte do lago, que é uma importante atração turística das Honduras.

Margens do Lago Yajoa.

Referências

  1. Viajeros.com, Lago de Yojoa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lago Yojoa