Saltar para o conteúdo

Lago de Orfeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lago de Orfeu (em latim: Lacus Orphei) era uma antiga fonte romana que ficava localizada no monte Esquilino, no rione de mesmo nome de Roma, no vale entre os cumes do Cispio e o Ópio[1]. Provavelmente ela estava em algum lugar perdo do lado exterior da Porta Esquilina[2], onde hoje está a moderna Piazza di San Martino ai Monti.

O nome desta fonte derivava, sem dúvida, de uma estátua de Orfeu e é possível que, no século IV, os habitantes da região tenham sido chamados de "orfienses" por causa da presença dela[3][4].

Este nome continuou a ser utilizado também durante a Idade Média: de fato, no passado, as igrejas de Santa Lucia in Selci e San Martino ai Monti eram conhecidas pelo epíteto "in Orphea"[5].

Rodriguez-Almeida identificou o Lago de Orfeu com três círculos alinhados (o central com o dobro do tamanho dos outros dois) esculpidos na Forma Urbis[6].

Referências

  1. «Cataloghi regionari» (em italiano). Lacus Curtius 
  2. Marcial, Epigramas X.19.6‑7.
  3. CIL VI, 31893
  4. Liber Pontificalis, XXXIIII, 3
  5. Platner, Samuel Ball; Ashby, Thomas (1929). A Topographical Dictionary of Ancient Rome. Lacus Orphei (em inglês). Londres: Oxford University Press. p. 313-314 
  6. «Frammento Stanford 11c, lastra VII-7» (em italiano). Forma Urbis Severiana 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]