Lagoa de Óbidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lagoa de Óbidos
Lagoa de Óbidos
Localização
Coordenadas 39° 25' N 9° 13' O
Localização Concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha
País Portugal Portugal
Localidades mais próximas Foz do Arelho e Nadadouro
Características
Tipo Baia
Área * 17 Km km²
Comprimento máximo 4,5 km
Largura máxima 2,8 km
Profundidade média 2 metros m
Profundidade máxima 25 metros m
Volume * 6 metros km³
Afluentes Rio Arelho (Portugal)
Efluentes Rio Arónia
Ilhas ilha do Porto de Lage
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Lagoa de Óbidos localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, na região do Oeste de Portugal.

Situa-se numa depressão pouco profunda, de contornos irregulares e muito instáveis junto ao mar, cuja barreira natural de separação do ambiente marinho é formada por um cordão de dunas litorais.

A sua ligação ao mar é feita através de um canal de largura e posicionamento variável, localmente designado por "aberta". Por vezes, este local de transição fecha, sendo necessário recorrer a intervenções com o objectivo de manter a barra aberta.

É um sistema lagunar de enorme importância ecológica.

A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa. Possui uma área total aproximada de 6.9 km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde o meio metro aos cinco metros.

Estende-se para montante essencialmente por dois canais, para Oeste pelo Braço do Bom Sucesso, e para Este pelo Braço da Barrosa.

A Lagoa de Óbidos faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte (freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro) e com o concelho de Óbidos a Sul (freguesias de Vau e Santa Maria).

Do lado do Sul encontra-se a Poça do Vau e do lado Oeste está ligada à Poça das Ferrarias. Apresenta um comprimento máximo de 6 km e uma largura que oscila entre 1 e 1,5 km, com uma orientação preferencial NW-SW. No entanto, esta configuração tende a oscilar consideravelmente, sendo uma consequência directa dos sedimentos empurrados pelo mar para o interior da lagoa.

De uma forma natural, a Lagoa de Óbidos, tal como as lagoas costeiras, a médio ou longo prazo, transformar-se-iam em pântanos se o seu regime sedimentar se mantivesse. No entanto, a intervenção humana acelera o processo de assoreamento através das constantes alterações que provoca nas bacias hidrográficas que conduzem a uma maior produção de sedimento. Por outro lado, a população tenta inverter a situação ao intervir através de dragagens efectuadas com o objectivo de aumentar a profundidade do sistema, prolongando, deste modo, a vida destes meios aquáticos.

Segundo relatos antigos, a Lagoa era muito mais extensa, alcançando o sopé da colina onde hoje se ergue a Vila de Óbidos, banhando os muros do castelo do lado Poente.


Fauna e Avifauna na Lagoa de Óbidos[editar | editar código-fonte]

A sua fauna é constituída por espécies piscícolas como o robalo, o linguado, a solha, o rodovalho, a dourada, a choupa, a tainha, e ainda outras espécies como a amêijoa, o berbigão, o mexilhão, o camarão, o polvo, a enguia, e o caranguejo verde, entre outros.

A comunidade avifaunística é o grupo que, ao nível da fauna, representa o papel ecológico mais relevante no ecossistema. Foram identificadas espécies, entre outras, a garça real, pato-real, ostraceiro, perna longa, maçarico real, garajau, garça boieira, garça-branca-pequena, gaivinha de bico preto.

Apanha de Moluscos Bivalves[editar | editar código-fonte]

A pesca e a apanha de molusco constituem as principais actividades económicas relacionadas com a Lagoa de Óbidos e, como tal, encontram-se inteiramente dependentes deste meio lagunar. A actividade piscatória, embora menos relevante que outrora, apresenta importância como vector económico desta região. A apanha de moluscos bivalves continua a merecer um lugar de destaque na economia das populações locais de mariscadores.

A Bateira[editar | editar código-fonte]

A Bateira é o barco típico utilizado quer pelos pescadores, quer pelos mariscadores, na Lagoa de Óbidos.

São caracterizadas por serem embarcações de convés aberto. Antigamente eram muito utilizadas para a apanha de limo. Actualmente as bateiras já podem ter dois motores (operam a gasolina) um principal e outro auxiliar que pode ser utilizado em caso de avaria. Para manutenção das bateiras, o que acontece de dois em dois anos, as bateiras são imersas em água quando estas se encontram ressequidas, para depois serem pintadas.

As Embarcações a Pedal[editar | editar código-fonte]

Durante a época balnear, junto ao cais da Foz do Arelho, podem ser alugadas embarcações a pedal para passear pela Lagoa de Óbidos, vulgarmente conhecidas como “gaivotas”.

Actividades Lúdicas[editar | editar código-fonte]

Na Lagoa de Óbidos são praticadas as seguintes actividades aquáticas desportivas ao longo de todo o ano, nomeadamente: Vela; Windsurf; Canoagem; Remo; Kiteboard; Jetski, Ski náutico e Stand Up Paddle.

Plano de Marketing e Promoção da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense[editar | editar código-fonte]

1. Sumário Executivo

O Plano de Marketing e Promoção da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense corresponde a um instrumento de cariz operativo que tem por finalidade orientar as estratégias desta região, de forma a obter-se maior eficiência e eficácia nas atividades desenvolvidas pelos atuais e potenciais “utilizadores” do território.

O Plano de Marketing e Promoção da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense compreende três grandes fases:

  • Fase 1. Diagnóstico Territorial: análise sistemática das características económicas/demográficas, seguida de uma enumeração dos pontos fortes e fracos da região, com identificação das oportunidades e ameaças, fornecendo, assim, a base para a definição de uma estratégia futura para a zona de intervenção.
  • Fase 2. Estratégia de Marketing e Promoção da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense: identificação e escolha das estratégias de marketing territorial para alcançar as metas propostas. Esta fase consiste em propor um posicionamento futuro do “produto”, face aos segmentos alvo que se pretendem atingir.
  • Fase 3. Desenvolvimento do Plano de Marketing e Promoção da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense: depois de definida a estratégia de marketing e quais as táticas para cada variável do marketing mix, são elaborados planos de ação, onde está definido o enquadramento das ações face à estratégia delineada, os objetivos que se pretendem atingir com essa ação, as atividades, o responsável pela ação, assim como os restantes intervenientes. Cada ação tem uma ficha de projeto associada com descritivo das atividades e outros elementos que permitam apoiar a sua execução agilizando a implementação do plano de marketing.

Nesta fase do trabalho foi definido o marketing mix do Plano de Marketing, o qual envolveu a realização de um conjunto de ações e sub-ações.

Apresentam-se a seguir as ações a desenvolver:

Tabela 1- Ação e sub-ações do marketing mix.
AÇÃO / SUB-AÇÃO
1 Branding: comunicação integrada da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense
2 Certificação dos Produtos: certificar os produtos da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense
3 InvestOeste
3.1 Serviço InvestOeste
3.2 Gabinete de Comunicação e Promoção da Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense
4 Comunicação Digital
4.1 Website
4.2 Aplicação APP para telemóveis e tablets
5 Pacotes Turísticos para a Lagoa de Óbidos e Costa Marítima Obidense
6 Programa de Formação dos Recursos Humanos
7 Campanha de marketing

As ações descritas pretendem dar resposta à implementação dos objetivos estratégicos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.