RPG (arma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lança-granadas-foguete)
Ir para: navegação, pesquisa
Um soldado afegão disparando um RPG-7, 2013
Um RPG-7.
Um soldado iraquiano com seu RPG.
Um soldado alemão com sua Panzerfaust.
Um soldado da Mongólia com um lançador de RPG. Observe que ele não está carregado.
Um soldado búlgaro visa um RPG

Rocket-propelled grenade, ou RPG (em português: granada lançada por foguete), é uma arma de apoio de fogo da infantaria destinada ao lançamento de granadas especiais com a capacidade de auto-propulsão. Os RPGs têm origem nas armas semelhantes (bazookas norte-americanas e Panzerfaust alemãs) utilizadas na Segunda Guerra Mundial para destruição de carros de combate e infantaria.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento deste tipo de sistemas lançadores de granadas via combustível propelente, sofreu grandes avanços, tendo o seu apogeu no sistema de origem Soviética/Russa, o conhecido RPG-7, que conjuga as melhores características do Panzerfaust e da bazooka.

No mundo contemporâneo, é muito utilizado por grupos de resistência do Iraque, da Palestina (Hamas), do Líbano (pelo grupo xiita Hezbollah), ainda sendo utilizado por exércitos regulares.

Modelos[editar | editar código-fonte]

O modelo RPG-7V pode levar uma mira telescópica e miras de infravermelhos ou visores noturnos passivos. Todos os modelos de RPG-7 possuem miras ópticas que poderão ser adaptadas para visão noturna.

Dentro da gama de granadas disponíveis atualmente estão as PG-7, PG-7M, PG-7N. A PG-7V tem uma capacidade de penetração de 330mm em blindagem de aço. A versão PG-7VL consegue penetrar até 600mm em blindagens de aço. A PG-7VR é uma granada com ogivas em tandem (uma à frente da outra).

Este desenho foi escolhido para penetrar as mais modernas blindagens reativas e a blindagem por detrás dessa, com que os tanques e blindados modernos podem estar equipados.

As granadas OG-7 e OG-7M possuem ogivas explosivas anti-pessoa. A versão OG-7V é uma granada de 2Kg, com 40mm de diâmetro. Possui uma ogiva de fragmentação efetiva a um alcance máximo de 350m, com um raio de ação 150m.

O Exército Brasileiro emprega atualmente o Lança Rojão AT-4.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.