Leopoldo IV de Anhalt-Dessau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Leopoldo IV Frederico
Duque de Anhalt-Dessau
Leopold IV Anhalt.jpg
Leopoldo IV
Consorte Frederica Guilhermina da Prússia
Nascimento 1 de outubro de 1794
  Dessau
Morte 22 de maio de 1871 (76 anos)
  Dessau
Filho(s) Frederica Amália de Anhalt-Dessau
Inês de Anhalt-Dessau
Nado-morto
Nado-morto
Frederico I de Anhalt-Dessau
Maria Ana de Anhalt-Dessau
Pai Frederico de Anhalt-Dessau
Mãe Amélia de Hesse-Homburgo

Leopoldo IV Frederico de Anhalt-Dessau (1 de outubro de 1794 - 22 de maio de 1871) foi um príncipe alemão da Casa de Ascânia, governante do ducado de Anhalt-Dessau e, a partir de 1863, o primeiro governante do ducado unificado de Anhalt.

Era filho mais velho do príncipe-hereditário Frederico de Anhalt-Dessau e da sua esposa, a condessa Amélia de Hesse-Homburgo, filha do conde Frederico V de Hesse-Homburgo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com a morte do seu pai em 1814, Leopoldo tornou-se herdeiro do ducado de Anhalt-Dessau ao qual sucedeu como duque no dia 9 de agosto de 1817, após a morte do seu avô, o duque Leopoldo III.[1]

Durante as revoluções de 1848, foi forçado a dar uma constituição a Dessau, publicada no dia 29 de outubro de 1848. Contudo, esta foi revogada no dia 4 de novembro de 1849 e depois substituída por uma nova versão em Outubro de 1859.[2]

No dia 27 de novembro de 1847, Leopoldo herdou o ducado de Anhalt-Köthen do seu primo distante, o duque Henrique. Depois de chegar a acordo com o ducado de Anhalt-Bernburg, em Maio de 1853 os seus ducados uniram-se sob o nome de Anhalt-Dessau-Köthen, uma vez que parecia inevitável que seria ele a herdar os três ducados.[1] A morte de outro primo distante, o duque Alexandre Carlos, no dia 19 de agosto de 1863 fez com que a linha de sucessão do ducado de Anhalt-Bernburg se extinguisse e, assim, foi Leopoldo que também herdou este ducado. No dia 30 de Agosto assumiu o título de duque de Anhalt.

Leopoldo foi sucedido pelo seu filho Frederico após a sua morte.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Leopoldo casou-se no dia 18 de abril de 1818, em Berlim, com a princesa Frederica Guilhermina da Prússia, filha do príncipe Luís Carlos da Prússia e da sua esposa, a duquesa Frederica de Mecklemburgo-Strelitz. Através do terceiro casamento da sua mãe, Frederica era meia-irmã do rei Jorge V de Hanôver. Tiveram seis filhos:

Referências

  1. a b Almanach de Gotha. 1867. pp. 3.
  2. Ferdinand Siebigk: Leopold IV. In: Allgemeine Deutsche Biographie (ADB). Band 18, Duncker & Humblot, Leipzig 1883, S. 367–369.