Lestrimelitta tropica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A espécie Lestrimelitta tropica é uma espécie de abelha nativa cleptobiótica [1] descrita em Marchi & Melo 2006, "Revisão taxonômica das espécies brasileiras de abelhas do gênero Lestrimelitta Friese (Hymenoptera, Apidae, Meliponina)"

Segue abaixo uma diagnose da espécie:

"Cabeça com cerdas eretas no vértice; lobos pronotais e bordo anterior das tégulas com cerdas eretas longas; mesoscuto cerdoso e, assim como em L. sulina sp. nov., as cerdas do mesoscuto e escutelo são esbranquiçadas na ponta, porém mais curtas e esparsas, além de outros caracteres que as diferem como a pilosidade ramificada e densa nos flancos do propódeo, os mesepisternos com cerdas eretas apenas na parte ventral e metassoma com cerdas apenas nas laterais de T5 e em T6. Nos machos, o metassoma apresenta cerdas apenas nas laterais de T5, laterais e bordo posterior de T6 e em T7, diferindo do macho de L. sulina sp. nov. pelas laterais dos mesepisternos, com cerdas eretas apenas na parte ventral e flancos do propódeo com pilosidade longa e ramificada, mas não tomentosa."

Como ler uma infocaixa de taxonomiaLestrimelitta tropica
2022-05-01% 2021-07-08% 20(C,Smoothing4)% 20x3.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Subfamília: Apinae
Tribo: Meliponini
Género: Lestrimelitta
Espécie: L. tropica
Nome binomial
Lestrimelitta tropica
Marchii & Melo, 2006.[2]
Indivíduo coletado morto em frente ao próprio ninho (Lestrimelitta tropica) - Macrofotografia em 3x, usando luz branca indireta e empilhamento de fotos pelo software HeliconFocus
Entrada de ninho da espécie Lestrimelitta tropica - Fotografia em grande angular com luz natural








Entrada de ninho com vigias de Lestrimelitta tropica - Macrofotografia em 2-3x, usando flash








Referência Bibliográfica: