Liberty City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo bairro de Miami, veja Liberty City (Miami).
Panorama de Liberty City na era HD. A versão da cidade em Grand Theft Auto IV assemelha-se mais à metrópole de Nova Iorque.[1]

Liberty City é uma cidade fictícia presente na série de computador e videogames Grand Theft Auto, baseada primariamente em Nova Iorque. Três diferentes versões da cidade apareceram em diferentes eras da série.

Na era 2D (Grand Theft Auto),Liberty City se assemelha muito a Nova Iorque,como o mapa é igual ou semelhante a sua contra-parte real .A cidade é composta por três grandes ilhas (e algumas menores),assim como Nova Iorque,e com um grande parque na ilha central (inspirado no Central Park).

Na era 3D (Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Liberty City Stories e Grand Theft Auto Advance) é caracterizada como uma metrópole com três ilhas, tendo a central um parque (o Belleville Park, claramente baseado no Central Park) e muitos edifícios. Tem aspectos de Nova Iorque, mas ainda assim apresenta semelhanças a outras cidades americanas, como Chicago.

Na era HD (a partir de Grand Theft Auto IV), Liberty City cidade é muito semelhante a Nova Iorque, com bairros e regiões inspirados nos da cidade real. Possui vários prédios, parques, ilhas, além de construções semelhantes às que existem de verdade, como a Estátua da Felicidade (inspirada na Estátua da Liberdade) e a Rotterdam Tower (inspirado do Empire State Building).

Em geral, Liberty City é descrita como uma grande e populosa metrópole, com vários sistemas de transportes. Além de ser sempre composta por ilhas. Mas também é um lugar perigoso, dominado pelo crime, com gangues e tiroteios em certas regiões.

Liberty City é uma das cidades fictícias do universo Grand Theft Auto, assim como Vice City e Los Santos. É também descrita como a principal cidade da série, onde geralmente se passa a trama do primeiro jogo de uma era.

Na era 2D[editar | editar código-fonte]

Em Grand Theft Auto, a cidade é muito parecida com Nova Iorque, formada por duas grandes ilhas em volta, uma ilha no centro (com a mesma geografia de Manhattan), onde vemos em destaque um grande parque (referência ao Central Park) e por último algumas ilhas menores ao longo do mar, ligadas por pontes e viadutos. A cidade apresenta também alguns sistemas de transporte.O mapa de Liberty City em 2D,é muito fiel ao mapa de Nova Iorque e arredores,como o mapa das outras duas versões de Liberty City(Universo 3D e HD)não possuem o mesmo estilo e formato que Nova Iorque real.

Vários bairros de Nova Iorque apresentam nomes semelhantes aos de Liberty City. A seguir a lista de ilhas e bairros:

Bairro
Bairro que serviu de inspiração
East Coast Nova Jérsei
Eaglewood Englewood
Hackenslash Hacknsack
Fort Law Fort Lee
Schlechberg Guttenberg
Guernsey City Jersey City
New Guernsey New Jersey
Bairro
Bairro que serviu de inspiração
Central Island Manhattan
Nolaw Inwood
Island Height Washington Heights
Park Central Park
Island City Lower Manhattan ou Midtown Manhattan
Guernsey City Jersey City
New Guernsey New Jersey
Bairro
Bairro que serviu de inspiração
Ilhas menores
Law Island Ward's Island e Randall's Island
Nixon Island Roosevelt Island
Bairro
Bairro que serviu de inspiração
Costa Leste Brooklyn e Queens
Kings Queens
Estoria Astoria
Ardler Provavelmente uma homenagem a região da Escócia, país em que foi fundada a Rockstar Games.
Broker Brooklyn
Tellberg Williamsburg
Brocklyn Docks New York Navy Yard
Bairro
Bairro que serviu de inspiração
Costa Nordeste Bronx
Brix The Bronx
Island View Provavelmente inspirado em algum lugar do Bronx

Na era 3D[editar | editar código-fonte]

Lugar fictício
Liberty City
Lema "Worst Place in America"
O pior lugar da América
País Estados Unidos
Estado Liberty State
Distritos Portland Island
Staunton Island
Shoreside Vale
Fundação 9 de janeiro de 1798
Fundador Adrian DiBiase Washinton ,Sr
Prefeito Miles O'Donovan (I)
População cerca de 1,200,000
Website Site oficial - GTA III

História[editar | editar código-fonte]

A segunda aparição da cidade é em Grand Theft Auto III. É formada por três ilhas, sendo uma ligada ao continente. Apresenta características diferentes da anterior. Cada um de seus distritos apresentam suas próprias características. É baseada num conjunto de cidades norte americanas. Nas rádios presentes no jogo, dão dicas de que Liberty City fica perto de Carcer City, cidade que é palco do jogo Manhunt, também produzido pela Rockstar Games. Pouco sabe-se da história antiga de Liberty, mas no manual de GTA:LCS, aparece escrito que a cidade comemora 200 anos de vida. Deduz-se então que Liberty foi fundada em 1798.

Em 2001, o prefeito da cidade é Miles O'Donovan, que foi eleito em 1998, vencendo Donald Love após revelar a relação de Love com os Leones(no caso, Toni Cipriani). As eleições só ocorreram porque Toni, a mandos de Salvatore Leone, assassina o antigo prefeito Roger C. Hole.

Há poucos, mas razoáveis aspectos de Liberty City semelhantes a Nova Iorque, como um Parque em Staunton, equivalente ao Central Park, arranha-céus em Bedford Point e Torrington, parecidos com os de Lower Manhattan e Midtown, inclusive, um prédio parecido com o Empire State Building. O prédio da rádio Lips 106, é apresentado como duas torres gêmeas, como Marina City em Chicago.

Distritos[editar | editar código-fonte]

É dividida em três áreas, ou distritos, que consistem em duas ilhas, e um pedaço de terra ligado ao resto do continente. Esta versão de Liberty City é parecida com Nova Iorque em pouquíssimos aspectos. Portland, é uma área industrial e com pequenos bairros onde residem os menos favorecidos da população. Muito parecida com o bairro do Brooklyn, em Nova Iorque. Staunton, é uma espécie de Manhattan, com arranha-céus, parques, e uma rua parecida com Times Square. É a zona comercial da metrópole. Shoreside é um subúrbio da cidade, com mansões num bairro e apartamentos em outro. é onde fica o aeroporto da cidade. Aparenta-se com Staten Island e Jersey City.

Portland Island[editar | editar código-fonte]

É a zona industrial da cidade, e também a mais pobre. Possui grande influência da Máfia restante na cidade. Fábricas e portos são muito comuns em áreas como Trenton e Atlantic Quays. Em Portland que se localiza Portland Harbor, o maior porto da cidade, com vários galpões, máquinas e navios. O local recebe diariamente muitos produtos para a exportação e importação. Estabelecimentos de serviços públicos, como hospitais, delegacias, etc, se encontram em Portland View. Em Chinatown, há a grande influência da Triad chinesa na cidade, contando com restaurantes, lavanderias e fábricas de peixes, em Callahan Point, sob seu comando. A Família Leone, a única Máfia restante na cidade, após a grande guerra entre ela e as famílias Sindacco e Forelli, que ocorreu em 1998, possui sob seu controle estabelecimentos como os restaurantes Momma's Restaurant, e o Marco's Bistro(após a morte dos membros restantes dos Forelli, em GTA III), localizados em Saint Marks, o bordel Sex Club Seven, em Red Light District e uma garagem de consertos de automóveis. Em Harwood e Hepburn Heights, quem comanda são os Diablos, uma gangue de rua de origem hispânica. Esta Gangue batalhou contra os Leones para terem controle desses dois bairros em 1998, mas perderam. Durante os três anos entre Liberty City Stories e GTA III, os Diablos tomaram os bairros dos Leones.

Staunton Island[editar | editar código-fonte]

A ilha central da metrópole, e a área comercial da cidade. Onde se encontram os milionários, e pessoas de poder. É fortemente baseada na ilha de Manhattan, por ser a área dos enormes arranha-céus, ser a área onde os negócios são abundantes, por possuir uma passarela em Bedford Point, que é uma versão de Times Square, e por possuir a área de Belleville Park, que é baseado no Central Park. Torrington e Newport são áreas com presença da Yakuza, porém, na segunda, constantemente brigam por poder com os Yardies. A universidade Liberty Campus, uma espécie de New York University, localiza-se perto de Fort Staunton e Rockford, áreas sob o controle da Cartel Colômbiana. Aspatria é uma área mais sossegada em meio às batalhas entre gangues. Possui um estádio de Futebol Americano, e um espaço com árvores com vista para as montanhas do continente. Neste distrito ficam as mais importantes empresas da cidade, como a Love Media, o Bank of Liberty, o Kenji's Casino e o maior jornal da cidade o Liberty Tree. A Estação da LCPD (Liberty City Police Department) de Staunton é a maior estação de polícia da cidade, contendo um grande pátio de carros, e uma saída estratégica. Em Staunton Island é possível encontrar duas estações de Metrô, uma em Liberty Campus e outra em Bedford Point.

Shoreside Vale[editar | editar código-fonte]

Uma área residencial e também o portal da cidade, pois é a parte ligada ao continente e é onde fica o aeropoto de Liberty, o Francis International Airport. possui subúrbios em Wichita Gardens, um espaço com gangues de menor dominação, e mansões em Cedar Grove, que é a maior concentração de membros do Cartel Colombiano. Possuí também uma área de lazer para piquenique, com vista para o pedaço norte de Staunton e um pouco de nada de Portland. Perto das montanhas, fica a represa Cochrane Dam. Um pedaço com lojas menores e galpões, denominado de Pike Creek, é presente em Shoreside.

Atrás das montanhas de Shoreside, há uma rua flutuando sobre o mar, formada de texturas não sólidas, chamada de Ghost Town. É onde fica o Liberty Bank, local onde Catalina e Claude assaltam na cena da abertura de GTA III. É acessível apenas por códigos ou com um avião. A cidade fantasma é por sua vez erradamente referida com a "Carcer City" cidade onde se passa Manhunt outro jogo da Rockstar. Em Liberty City Stories esta cidade foi removida porque não fazia nenhuma diferença no jogo.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Liberty City tem diversos túneis e pontes, como a Callahan Bridge (Construída em 1998, depois destruída pelo Quartel Colombiano em 2001 e reconstruída logo depois) que liga Portland a Staunton Island, a Shoreside Lift que liga Staunton Island a Shoreside Valley (que durante grande parte do GTA III está com problemas mecânicos e é reparada durante os acontecimentos do jogo.) A cidade também conta com um túnel subterrâneo, o Porter Tunnel que durante grande parte do jogo encontra-se em construção, depois, inicialmente durante os acontecimentos do jogo é liberado um trecho que liga Portland a Staunton, e depois o que liga as duas ilhas a Shoreside Valley. Em Shoreside Valley, duas entradas de túneis rodoviários adicionais também podem ser encontradas ao norte de Cedar Grove e Cochrane Dam, respectivamente. Os túneis são inacessíveis no Grand Theft Auto III, mas no mapa é possível observar que eles passam dos limites da cidade para o norte. Liberty city também conta com dois sistemas de metrô, um elevado,com três estações: Rothwell Station, em Hepburn Heights, Kurowski Station, em Chinatown, e Baillie Station em Saint Mark's, esse transporte foi introduzido em Portland em 1930. Outro sistema subterrâneo, o Inter-borough Subway, um sistema de metrô subterrâneo que liga todos os três distritos da cidade, tem estações em Portland (entre Chinatown, o Red Light District, Saint Mark's), Staunton (Rockford Station em Liberty Campus e Staunton South Station em Bedford Point) e Shoreside(Francis Internacional). Ambos os sistemas não estão diretamente ligados uns aos outros. Não há trilhos em que ambas as redes de trens se unam. Os trens circulam 24 horas por dia e sua utilização é gratuita. Além de transportes por terra, Liberty City tem um Aeroporto (O Francis International) e um porto, onde as importações e exportações são feitas. Para que utiliza o mar, a cidade tem um farol ao leste de Portland para guiar os barcos e navios. Em 2001, não existem motocicletas em Liberty City, porque durante o jogo GTA:LCS elas foram proibidas por meio de um decreto municipal por serem consideradas ameaças, mas depois voltaram em 2007. Também em 1998, enquanto a Callahan Bridge era construída, e o Porter Tunnel nem mesmo existia, o único meio de transporte disponível entre as ilhas era a ferry-boat que custava $25, esse serviço foi extinto após o término da Callahan Bridge.

Era HD[editar | editar código-fonte]

Lugar fictício
Liberty City
LC Montage.jpg
Da esquerda para cima: Algonquin, sede do Comité da Civilização, a Estátua da Felicidade, Star Junction, o Monoglobe, a Ponte Broker e Algonquin Lower.
Lema "Worst Place in America"
O pior lugar da América
"The American Dream"
O sonho Americano
País Estados Unidos
Estado Liberty State
Distritos Broker
Dukes
Bohan
Algonquin
Fundação 23 de dezembro de 1625 (como New Rotterdam)
1 de janeiro de 1664 (como Liberty City)
Prefeito Julio Ochoa (D)
Vice-prefeito Bryce Dawkins (R)
Deputado Thomas Stubbs III (I)
Senador Travis Evans
População cerca de 8,000,000
Prefixo 948 [2]
Website Site oficial - GTA IV
Fundador
Patrick Evans ,Jr
(New Rotterdam)
Damian Holgs
(Liberty City)

Em Grand Theft Auto IV, Liberty City está maior e mais detalhada do que suas versões anteriores. Um agente da ficcional agência de turismo LeftOver Vacations descreve a cidade como "uma terra de oportunidades para todos aqueles que têm medo do trabalho duro".

Povoada por oito milhões de pessoas, Liberty City é conhecida como "o pior lugar da América", talvez devido à alta criminalidade. A cidade tem amplas opções de lazer, como a boate Honkers, onde strippers exibem-se em pequenos palcos ou levam clientes individuais para lugares mais tranquilos.

A princípio, os acessos para Algonquin e Alderney são bloqueados pela polícia local, devido a uma ameaça terrorista. Ultrapassar a barreira implica um nível de procurado de seis estrelas, o maior possível no jogo.

Liberty City é dividida em cinco distritos: Broker, Dukes, Bohan, Algonquin e Alderney. Cada qual se destaca por diferenças culturais e financeiras.

Algonquin[editar | editar código-fonte]

Algonquin é o maior distrito em Liberty City, abrigando 29 dos 65 bairros da área metropolitana da cidade, com uma população estimada em 4,331,205 habitantes. Serve como núcleo de Liberty City, e contêm os dois principais centros comerciais da cidade. Downtown Algonquin e Midtown Algonquin abrigam os arranha-céus, alguns mundialmente conhecidos. Algonquin apresenta a maior taxa de densidade populacional de toda Liberty City, e é conhecida por ser o centro financeiro e econômico do mundo. Alguns indícios sugerem que o distrito ultrapassou Londres como a "Capital Financeira do Mundo". Como mencionado acima, Algonquin é um grande centro comercial, financeiro e cultural dos Estados Unidos da América e do mundo. A maioria das empresas de rádios, televisões e telecomunicações do país estão presentes no distrito, assim como diversos jornais, revistas e outros meios de entretenimento da mídia. Algonquin apresenta diversos pontos turísticos famosos, atrações turísticas, museus e teatros. Também serve como casa da sede do Civilization Committee, do bairro The Exchange, da BAWSAQ e da maioria das sedes das empresas do país. É indiscutivelmente o centro de toda Liberty City e sua área metropolitana, mantendo a sede do governo da cidade, e a maior fracção de trabalhos, negócios e atividades recreativas.

O distrito é dividido em três ilhas separadas. 27 de seus 29 bairros estão localizados na principal ilha de Algonquin, enquanto o bairro de Happiness Island está localizado na ilha de mesmo nome, assim como ocorre com Colony Island, localizada à leste da principal ilha. Seu nome vem de uma tribo nativo-americana que viveu na região dos Grandes Lagos americanos, mas que agora vivem no Quebec, Canadá. A história diz que Algonquin é uma palavra nativo-americana que significa "place to build condo skyscrapers" (em português, "lugar para construir condomínios de arranha-céus"). Algonquin é legalmente inacessível ao jogador até a missão Blow Your Cover, oferecida por Elizabeta Torres, onde os bloqueios nas pontes que passam sobre o Humboldt River são liberados. Downtown Algonquin é rica, têm grandes edifícios, grandes empresas, e muitos carros de luxo caros em sua parte mais à sul. Uptown Algonquin é conhecida por suas casas luxuosas localizadas próximas ao Middle Park, sua população pobre e suas gangues, sendo conhecida também como o gueto de Algonquin, com uma grande taxa de criminalidade devido ao fato de ser extremamente perigosa à noite. Midtown Algonquin é conhecida por abrigar a Star Junction, Middle Park e a Rotterdam Tower.

Broker[editar | editar código-fonte]

Broker é um dos 5 distritos de Grand Theft Auto IV, contendo 12 dos 65 bairros de Liberty City, enquanto sua população é a terceira maior, estimada em 1,368,198 de habitantes. É um arquétipo do distrito de Brooklyn, na cidade de Nova Iorque. É situado ao sul do distrito de Dukes, e conectada ao distrito de Algonquin pela Broker Bridge e pela Algonquin Bridge. As ruas de Broker foram nomeadas tomando base em palavras relacionadas à cowboys, após a era do Velho Oeste (Cassidy Street, Deadwood Street, Earp Street, Hickock Street, e Kid Street são alguns exemplos). As avenidas de Broker foram nomeadas em relação à tribos indígenas (Iroquois Avenue, Mohawk Avenue, Onandaga Avenue, e Seneca Avenue são alguns exemplos). Broker e Dukes são os únicos distritos na área metropolitana de Liberty City que formam uma ilha. Todos os outros distritos são separados por águas. É um distrito extremamente perigoso, dominado por diversas gangues russas. Isso pode ser notado perto da primeira casa de Niko Bellic, em Hove Beach, onde alguns traficantes e mafiosos andam armados pelas ruas. O simples fato de atirar acidentalmente pode provocar um intenso tiroteio, atraindo a atenção da polícia.

Dukes[editar | editar código-fonte]

Dukes é um distrito de Liberty City em Grand Theft Auto IV. Mesmo contendo apenas 8 dos 65 bairros da cidade, sua área é consideravelmente grande, sendo maior até mesmo que seu distrito vizinho Broker. Sua população é estimada em 1,418,844 habitantes. Seu arquétipo é Queens, um distrito localizado na cidade de Nova Iorque. Seu nome não apresenta nenhuma relação com o título de duque, mas sim com Dukey (fezes, no português), porque de acordo com o documentário The History of Liberty City, "the people in the area smelled like shit" (em português, "as pessoas na área cheiravam à fezes"). As ruas do distrito são nomeadas conforme grandes batalhas na história dos Estados Unidos, como a Concord Avenue, Bunker Hill Avenue, Yorktown Avenue, Saratoga Avenue, Ticonderoga Avenue e Stillwater Avenue. O distrito é divido em duas ilhas diferentes: sete de seus oito bairros estão na ilha principal de Dukes / Broker, enquanto Charge Island é localizada à oeste, na ilha de mesmo nome. Dukes e Broker são os únicos distritos na área metropolitana de Liberty City que compartilham uma mesma ilha; todos os outros distritos são separados por águas.Dukes consiste em oito grandes e altamente povoados bairros, apresentando a segunda maior população entre os distritos da cidade, atrás apenas de Algonquin. O caráter de Dukes varia consideravelmente de bairro para bairro. Ele tem a maior área verde entre todos os outros distritos de Liberty City, que é concentrada principalmente a norte (Meadows Park), e nas partes mais à oeste do Francis International Airport. O bairro mais urbanizado é o East Island City, que é centrado ao redor da Dukes Boulevard, uma das principais vias públicas do distrito. O mesmo contêm uma agência do Bank of Liberty, o National Union of Comtemporary Arts e a LC24 Tower, em adição a algumas áreas industriais decadentes na parte sul do bairro, que faz divisa com Broker. Charge Island é outro ponto industrial importantes de Dukes. Áreas exclusivamente comerciais estão concentradas na Camden Avenue (Cerveza Heights), onde a maioria dos estabelecimentos comerciais são negócios étnicos independentes, assim como ocorre na Saratoga Avenue (Willis). Cerveza Heights pode ser considerado o bairro de maior importância do distrito, com a presença dos únicos serviços médicos e policiais de Dukes e uma das mais importantes estação de metrô da cidade: a Huntington Street. Algumas regiões de Dukes podem ser consideradas locais arborosos, exóticos, caros e suburbanos. Isso ocorre principalmente em Willis, Meadow Hills e Meadows Park. Os únicos conjuntos habitacionais estão localizados juntamente com a Yorktown Avenue, em Steinway, um bairro com uma grande concentração de pessoas da classe trabalhadora.Francis International Airport é o maior bairro de Dukes e de toda a Liberty City, servindo obviamente como o centro da aviação na cidade. Assim como seu arquétipo da vida real, o distrito mostra muitas evidências de multiculturalismo. As comunidades notadas por grandes identidades étnicas são: Steinway (irlandesa e alemã), Cerveza Heights (italiana, hispânica, latina e chinesa) e Willis (jamaicana e caribenha).

Bohan[editar | editar código-fonte]

Bohan é um dos cinco distritos de Liberty City. É a menor ilha entre as maiores em GTA IV, contando com apenas 7 dos 65 bairros de Liberty City e apenas quatro empresas acessíveis. Tem uma população estimada de 1.045.463 habitantes, o que faz com que o distrito seja o menos populoso da cidade. A sua localização na vida real é Bronx, na cidade de Nova Iorque. Bohan está desbloqueado desde o início de Grand Theft Auto IV, mas a Safehouse de extrema importância no jogo não é desbloqueada até a missão Roman's Sorrow.

Bohan é o mais depravado dos cinco bairros de Liberty City. Ele consiste principalmente em conjuntos habitacionais degradados e abandonados. South Bohan e Fortside são os melhores exemplos deste tipo de local. Embora muitas vezes haja evidência de elegância em outros bairros desfavorecidos de Liberty City, isso não ocorre nos dois bairros citados. Há uma forte presença de gangues nesses dois bairros, sendo South Bohan a principal relva dos Spanish Lords. Fortside é o maior bairro de Bohan, sendo também considerado seu centro comercial, mas mesmo assim é considerado pequeno em relação aos outros bairros importantes de Liberty City.

Chase Point e Bohan Industrial consistem de modo geral em armazéns abandonados e instalações de ancoragem arcaica, servindo como os bairros industriais decadentes de Bohan. A prostituição é muito comum nestes bairros, muito mais do que em qualquer outro lugar em Liberty City. Prostitutas de rua podem ser encontradas reunidas em muitas esquinas durante toda a noite. Além disso, no mesmo período, ladrões e bandidos de rua vagam livremente. Luis Lopez avisa Arnaud, apos ele ser assaltado, que as coisas muitas vezes podem ficar difíceis, e que ele não deve andar sozinho.

A polícia raramente se preocupa com os crimes, o que pode ser notado quando Niko Bellic foi capaz de entrar num armazém abandonado e matar uma gangue inteira de traficantes de drogas, tudo isso sem nenhum problema policial para Manny Escuela, que estava fazendo um documentário sobre o crime e a corrupção no distrito. Comentário do câmera-man de Manny direcionado à Niko após esse massacre: "As mortes mais insensatas, e os policiais mesmo assim ainda não estão aqui...". Northern Gardens é um dos bairros menos depravados do distrito, contando com um espaço verde considerável e uma praia em seus limites a norte, mas que mesmo assim ainda conta com algumas pessoas sem abrigo vagando pelas ruas. O bairro conta com os únicos serviços médicos e policiais do distrito. A principal função do bairro é o povoamento de seus conjuntos habitacionais. Northern Gardens é um dos bairros mais populosos de Liberty City. O complexo dos principais conjuntos habitacionais mostra sinais de enobrecimento, com a presença de pequenas lojas de conveniência e alojamentos consideravelmente modernos. Uma delegacia está diretamente ligada ao Northern Gardens por meio de uma pequena escada, presumivelmente para permitir uma presença policial mais eficaz e uma resposta mais efetiva aos crimes.

Boulevard é o maior bairro de Bohan e abriga um parque considerável, um bom espaço verde e uma praia em seus limites a norte. Boulevard é o mais seguro e menos depravado dos sete bairros. As áreas ao sul do distrito são de caráter urbano e se concentram ao redor da via pública Grand Boulevard.

Little Bay está à leste e é o menor bairro do distrito. Ele contêm apartamentos de poucos andares e pode ser considerado uma das áreas mais seguras e menos decadentes de Bohan.A população de Bohan é principalmente de nacionalidade espanhola e latina; sua população é particularmente concentrada ao redor do porto-riquenho South Bohan e do dominicano Fortside. Outros enclaves étnicos incluem a demografia predominantemente afro-americana em Northern Gardens e a presença albânica do Leste Europeu em Little Bay. Existe também uma presença conhecida da Italian Mafia e da Lupisella Family, mas nenhum das duas podem ser vistas nas ruas.

Alderney[editar | editar código-fonte]

Alderney é um estado americano localizado a oeste de Liberty City. Apesar dos dois estados serem completamente independentes um do outro, Alderney é considerado parte da área metropolitana de Liberty City.

O estado aparece apenas em Grand Theft Auto IV e nas suas duas expansões. Em Grand Theft Auto: Chinatown Wars, este estado foi removido do mapa, ficando apenas Liberty City.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Era GTA
Era GTA III

Necessita de Macromedia Flash Player[1]
Retirado do site oficial do GTA III

Era GTA IV

Referências

  1. Moore, Matthew (2008-05-14). «Grand Theft Auto IV: Photos reveal similarities between Liberty City and New York City». London: Daily Telegraph. Consultado em 2008-11-12 
  2. «Liberty City's area code». rockstargames.com. Consultado em April 12 2008