Saltar para o conteúdo

Ligação fosfodiéster: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A adicionar: gl:Enlace fosfodiéster
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Phosphodiester.svg|thumb|250px|Ligação fosfodiéster (setas) num [[fosfolípido]]]]
[[Imagem:Phosphodiester.svg|thumb|250px|Ligação fosfodiéster (setas) num [[fosfolípido]]]]


Uma '''ligação fosfodiéster''' é um tipo de [[ligação covalente]] que é produzida entre dois grupos [[hidroxila]] (–OH) de um [[grupo fosfato]] e duas hidroxilas de outras duas moléculas através de uma dupla ligação [[éster]]. As ligações fosfodiéster são essenciais para a vida, pois são os responsáveis do esqueleto das cadeias de [[ADN]] e [[ARN]]. Também estão presentes nos [[fosfolípido]]s, moléculas constituintes das bicamadas lipídicas de todas as [[Membrana celular|membranas celulares]].
Uma '''ligação fosfodiéster''' é um tipo de [[ligação covalente]] que é produzida entre dois grupos [[hidroxila]] (–OH) de um [[grupo fosfato]] e duas hidroxilas de outras duas moléculas através de uma dupla ligação [[éster]]. As ligações fosfodiéster são essenciais para a vida, pois são os responsáveis do esqueleto das cadeias de [[DNA]] e [[RNA]]. Também estão presentes nos [[fosfolípido]]s, moléculas constituintes das bicamadas lipídicas de todas as [[Membrana celular|membranas celulares]].


Tanto no ADN como no [[ARN]], a ligação fosfodiéster é o vínculo entre o átomo de carbono 3' e o carbono 5' do açúcar [[ribose]]. Os grupos fosfato da ligação fosfodiéster têm uma alta carga negativa. Devido a que os grupos fosfato têm uma constante de equilíbrio perto de 0, a sua carga é negativa com um [[pH]] 7. Esta repulsão obriga aos fosfatos a posicionarem~se nos lados opostos das cadeias de ADN e está neutralizada pelas proteínas [[histona]]s, [[ião|iões]] [[metal|metálicos]] e [[poliamina]]s.
Tanto no ADN como no [[RNA]], a ligação fosfodiéster é o vínculo entre o átomo de carbono 3' e o carbono 5' do açúcar [[ribose]]. Os grupos fosfato da ligação fosfodiéster têm uma alta carga negativa. Devido a que os grupos fosfato têm uma constante de equilíbrio perto de 0, a sua carga é negativa com um [[pH]] 7. Esta repulsão obriga aos fosfatos a posicionarem~se nos lados opostos das cadeias de ADN e está neutralizada pelas proteínas [[histona]]s, [[ião|iões]] [[metal|metálicos]] e [[poliamina]]s.


Para que as ligações fosfodiéster se formem e os nucleótidos se unam, as formas tri- ou di-fosfatos dos nucleótidos separam-se para doar a energia requerida para dirigir a reacção [[enzima|enzimaticamente]] canalizada. Quando um ou dois fosfatos conhecidos como [[pirofosfato]]s se rompem e catalisam a reacção, forma-se a ligação fosfodiéster.
Para que as ligações fosfodiéster se formem e os nucleótidos se unam, as formas tri- ou di-fosfatos dos nucleótidos separam-se para doar a energia requerida para dirigir a reacção [[enzima|enzimaticamente]] canalizada. Quando um ou dois fosfatos conhecidos como [[pirofosfato]]s se rompem e catalisam a reacção, forma-se a ligação fosfodiéster.

Revisão das 15h37min de 11 de outubro de 2011

Ligação fosfodiéster (setas) num fosfolípido

Uma ligação fosfodiéster é um tipo de ligação covalente que é produzida entre dois grupos hidroxila (–OH) de um grupo fosfato e duas hidroxilas de outras duas moléculas através de uma dupla ligação éster. As ligações fosfodiéster são essenciais para a vida, pois são os responsáveis do esqueleto das cadeias de DNA e RNA. Também estão presentes nos fosfolípidos, moléculas constituintes das bicamadas lipídicas de todas as membranas celulares.

Tanto no ADN como no RNA, a ligação fosfodiéster é o vínculo entre o átomo de carbono 3' e o carbono 5' do açúcar ribose. Os grupos fosfato da ligação fosfodiéster têm uma alta carga negativa. Devido a que os grupos fosfato têm uma constante de equilíbrio perto de 0, a sua carga é negativa com um pH 7. Esta repulsão obriga aos fosfatos a posicionarem~se nos lados opostos das cadeias de ADN e está neutralizada pelas proteínas histonas, iões metálicos e poliaminas.

Para que as ligações fosfodiéster se formem e os nucleótidos se unam, as formas tri- ou di-fosfatos dos nucleótidos separam-se para doar a energia requerida para dirigir a reacção enzimaticamente canalizada. Quando um ou dois fosfatos conhecidos como pirofosfatos se rompem e catalisam a reacção, forma-se a ligação fosfodiéster.

A hidrólise das ligações fosfodiéster pode ser catalisada pela acção das fosfodiesterases, que jogam um papel importante na reparação das sequências de ADN.

Bibliografia