Linebacker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dois linebackers da universidade (MLB & LLB) apoiando sua Linha defensiva enquanto o RLB, abaixo na direita, ameaça fazer a blitz.

Um Linebacker (LB) é uma posição do futebol americano e canadense, que foi inventada pelo treinador Fielding Yost da Universidade de Michigan.1 Linebackers são membros do time de defesa e se posicionam pelo menos 4 metros atrás da linha de scrimmage, atrás dos homens da linha defensiva. Linebackers normalmente se alinham antes do snap da bola, atacando os lados da linha ofensiva adversária. O objetivo do Linebacker é defender contra passes curtos, fazer tackles e atacar o quarterback adversário.

Tipos de linebackers[editar | editar código-fonte]

Os Linebacker na formação 4-3 da defesa.

Há vários tipos de linebackers: strongside, middle e weakside. Normalmente o strongside e o weakside são chamados de outside, e o do meio (middle) é chamado de inside. Em várias formações e esquemas defensivos, os times não usam as designações strong e weakside e apenas os chamam de outside linebackers sendo chamados de right outside linebacker, os que ficam do lado direito, e de left outside linebacker, os quais ficam a esquerda.2 Esses termos são abreviados ROLB e LOLB quando listados no lineup.

Middle Linebacker (MLB)[editar | editar código-fonte]

Também chamado de "Mike" linebacker, o middle linebacker é também chamado de "quarterback da defesa", o capitão do time defensivo, e normalmente é o jogador mais habilidoso e essencial do corpo de linebackers. Na maioria das vezes é o middle linebacker que recebe as chamadas das jogadas, do treinador ou do coordenador de defesa e ele então passa a jogada ao restante do time e na NFL ele é o único jogador da defesa com o ponto eletrônico. O middle linebacker pode fazer a blitz (apesar de a função de fazer a blitz ser dos outside linebackers), ele faz a cobertura contra passes curtos e também exerce várias outras funções. Normalmente o middle linebacker é o líder em tackles de um time.

Outside linebacker (OLB)[editar | editar código-fonte]

O outside linebacker trabalha nas laterais da formação. Eles protegem os chamados strongside e weakside, podendo ir para a blitz ou atacando o running back, fazendo tackles ou protegendo contra o passe curto.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Livro completo sobre o Linebacker, Joe Giampalmi, Parker Pub. Co., 1984, ISBN 0131575112;

Referências

  1. Big Ten Football, Its Life and Times, Great Coaches, Players, and Games‎, Página 193, Mervin D. Hyman, Gordon S. White, Macmillan, 1977, ISBN 0025580701
  2. http://www.phillyburbs.com/football101/lb.shtml
Posições no Futebol americano e Futebol canadense
Ataque Defesa Special teams
Linha ofensiva Guard, Tackle, Center Linha defensiva Tackle, End, Nose tackle Chutadores Placekicker, Punter, Kickoff Specialist
Quarterback Linebackers Snapping Long snapper, Holder
Backs Halfback (Tailback), Fullback, H-back Backs Cornerback, Safety Retornadores Punt returner, Kick returner
Recebedores Wide receiver, Tight end, Slotback Nickelback, Dimeback Tackling Gunner
Formações