Litometeoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Litometeoro (do grego clássico: lithos; "pedra" + meteora, latim medieval para "levado pelos ares") é a designação dada aos fenómenos atmosféricos resultantex do transporte de materiais sólidos, com excepção do gelo, através da atmosfera.

Exemplos de litometeoros:

  • Fumaça (FU): são partículas de combustão em suspensão na atmosfera. A fumaça difundi a cor azul e ocorre com humidade relativa do ar inferior a 80%.
  • Poeira (PO): são partículas finas de fragmentos como argila e terra levantadas pelos ventos, difunde a cor amarela e ocorre com unidade relativa do ar inferior a 80%.
  • Névoa seca (HZ): são partículas sólidas na atmosfera, difunde a cor vermelha e ocorre com humidade relativa do ar inferior a 80%.

A principal consequência dos litometeoros é a redução da visibilidade, o que significa a diminuição da transparência do ar e a consequente dificuldade em avistar um objeto através do litometeoro. Em geral os litometeoros são fatores que influenciam as atividades aéreas, comprometendo a visão dos pilotos.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ver também[editar | editar código-fonte]