Lorenzo Voltolini Esti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lorenzo Voltolini Esti

Lorenzo Voltolini Esti (Poncarale, Lombardia, 20 de maio de 1948) é um clérigo italiano e arcebispo católico romano emérito de Portoviejo, Equador.

Lorenzo Voltolini Esti foi ordenado sacerdote em 15 de junho de 1974.

Em 7 de dezembro de 1993, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Titular de Bisuldino e Bispo Auxiliar de Portoviejo. O Bispo de Portoviejo, José Mario Ruiz Navas, o consagrou em 12 de janeiro do ano seguinte; Os co-consagradores foram Antonio José González Zumárraga, Arcebispo de Quito, e Raúl Holguer López Mayorga, Bispo de Latacunga.

Papa Bento XVI nomeou-o Arcebispo de Portoviejo em 6 de agosto de 2007.

Em 28 de outubro de 2016, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.[1]

Em 14 de setembro de 2018, o Papa Francisco aceitou sua renúncia antecipada<x ref>«Rinuncia dell'Arcivescovo di Portoviejo (Ecuador)». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 14 de setembro de 2018. Consultado em 14 de setembro de 2018 </ref> para permitir a entrada na ordem trapista, planejada para novembro de 2018.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Lorenzo Voltolini Esti

Referências

  1. «Nomina di Membri della Congregazione per il Culto Divino e la Disciplina dei Sacramenti». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 28 de outubro de 2016. Consultado em 28 de outubro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.