Los Santos (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Província de Coclé

Escudo-de-Los-Santos1.jpg

Bandera no oficial de la Provincia de Los Santos (Baseball).svg
  Província  
Iglesia de la Patrona Santa Librada.jpg
Fundado 1850
Sede Las Tablas
Área
- Total 3 809,4 km²
População (Censo de 2010)
 - Total 89,592
    • Densidade auto hab./km²
- Fuso horário Tempo Oriental (UTC-5)

Los Santos é uma província do Panamá. Possui uma área de 3.805,40 km² e uma população de 83.495 habitantes (censo 2000), perfazendo uma densidade demográfica de 21,94 hab./km². Sua capital é a cidade de Las Tablas.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O relevo é um dos principais factores que configura o meio ambiente. As cadeias de montanhas e sua disposição pode ser particularmente problemática na formação do clima, a rede fluvial, e erosão do solo, o bioclimática e ainda vai influenciar a forma de utilização dos recursos naturais.

Na província de Los Santos, localizada na Península de Azuero, localizam-se três regiões morfoestructurais, que são caracterizados por as elevacoes apresentados. No relevo Santenho sao claramente distinguíveis três zonas: o setor Azuerense das montanhas dominada pelas montanhas: Occidental de Azuero e a Oriental de Azuero. As montanhas são uma extensão da Cordilheira Central que se estende ao sul até a extinção nas áreas costeiras de Búcaro e Cañas. Há alguns vales proeminentes, entre eles o Tonosí e vale Rico. A zona de baixas colinas e morros, é uma zona de transiçao principalmente no centro-oeste da província. Há uma terceira area na regiao costeira baixa constituida por planicies costeiras e bacias sedimentares dominado por coxilhas) como parte do sopé da cordilheira.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A província está dividida em 7 distritos (capitais entre parênteses):

Distritos da província de Los Santos
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Panamá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.