Los Santos (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Província de Os Santos

Escudo-de-Los-Santos1.jpg

Bandera no oficial de la Provincia de Los Santos (Baseball).svg
  Província  
Iglesia de la Patrona Santa Librada.jpg
Localização
História
Fundado 1850
Administração
Sede Las Tablas
Características geográficas
Área total 3,809,4 km²
População total (Censo de 2010) 89,592 hab.
Densidade auto hab./km²
Fuso horário Tempo Oriental (UTC-5)

Os Santos é uma província do Panamá. Possui uma área de 3.805,40 km² e uma população de 83.495 habitantes (censo 2000), perfazendo uma densidade demográfica de 21,94 hab./km². Sua capital é a cidade de Las Tablas.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O relevo é um dos principais factores que configura o meio ambiente. As cadeias de montanhas e sua disposição pode ser particularmente problemática na formação do clima, a rede fluvial, e erosão do solo, o bioclimática e ainda vai influenciar a forma de utilização dos recursos naturais.

Na província de Los Santos, localizada na Península de Azuero, localizam-se três regiões morfoestructurais, que são caracterizados por as elevacoes apresentados. No relevo Santenho sao claramente distinguíveis três zonas: o setor Azuerense das montanhas dominada pelas montanhas: Occidental de Azuero e a Oriental de Azuero. As montanhas são uma extensão da Cordilheira Central que se estende ao sul até a extinção nas áreas costeiras de Búcaro e Cañas. Há alguns vales proeminentes, entre eles o Tonosí e vale Rico. A zona de baixas colinas e morros, é uma zona de transiçao principalmente no centro-oeste da província. Há uma terceira area na regiao costeira baixa constituida por planicies costeiras e bacias sedimentares dominado por coxilhas) como parte do sopé da cordilheira.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A província está dividida em 7 distritos (capitais entre parênteses):

Distritos da província de Los Santos
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Panamá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.