Luísa de Bourbon-Montpensier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luísa
Luísa de Bourbon-Montpensier
Retrato não contemporâneo de 1840 por Joseph Albrier localizado no Palácio de Versalhes, que é uma cópia de um retrato do século XVII.
Duquesa de Montpensier
Delfina da Auvérnia
Baronesa de La Tour e de la Bussière
Reinado Fevereiro de 15385 de julho de 1561
Antecessor(a) Carlos III de Bourbon
Sucessor(a) Luís de Bourbon
Duquesa de Châtellerault
Condessa de Forez
Baronesa de Beaujeu
Reinado 17 de maio de 1530 – Janeiro de 1532
 
Nascimento 1482
Morte 5 de julho de 1561
Sepultado em Santa Capela de Champigny-sur-Veude
Cônjuge André IV de Chauvigny
Luís, Príncipe de La Roche-sur-Yon
Casa Bourbon-Montpensier
Pai Gilberto de Bourbon-Montpensier
Mãe Clara Gonzaga
Brasão

Luísa de Bourbon-Montpensier (c. 14825 de julho de 1561)[1][2][3] foi duquesa de Montpensier e delfina da Auvérnia por direito próprio (suo jure). Através de seu segundo casamento com Luís de Bourbon, Príncipe de La Roche-sur-Yon, ela foi a tataravó da herdeira Ana Maria Luísa de Orleães, conhecida como a Grande Mademoiselle, prima do rei Luís XIV de França.

Família[editar | editar código-fonte]

Luísa era a filha primogênita do conde Gilberto de Bourbon-Montpensier e de Clara Gonzaga.

Os seus avós paternos foram Luís I de Montpensier e Gabriela de La Tour de Auvérnia. Os seus avós maternos foram Frederico I Gonzaga, Marquês de Mântua e Margarida da Baviera.

Ela teve cinco irmãos mais novos: Luís II de Montpensier, Carlos III de Bourbon, marido de Susana de Bourbon, Francisco, Renata, esposa do duque António da Lorena, e Ana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 17 de julho de 1499, na comuna de Saint-Pierre-le-Moûtier, Luísa, com cerca de 17 anos, se casou com André IV de Chauvigny, senhor de Chauvigny e de Châteauroux, e visconde de Brosse. Ele era filho de Francisco de Chauvigny, senhor de Châteauroux e de Joana de Laval, senhora de Retz e de la Suse. Eles não tiveram filhos, e o casamento durou até a morte de André, em 14 de janeiro de 1502.[1]

Em 21 de março de 1504, Luísa se casou o seu primo, o príncipe Luís de Bourbon, em Moulins. Ele era filho de João II de Bourbon, conde de Vêndome, e de Isabel de Beauvau, senhora de Champigny-sur-Veude e de La Roche-sur-Yon.[1] Juntos, o casal teve três filhos: Luís, Carlos e Susana.

Devido ao fato de que os seus três irmão morreram sem filhos, Luísa se tornou a herdeira do condado de Montpensier e do delfinato da Auvérnia. Contudo, os estados tinham sido confiscados pelo rei Francisco I de França (graças a instigação de sua mãe, Luísa de Saboia, Duquesa de Nemours) quando o seu irmão, Carlos III de Bourbon, Condestável da França, formou uma aliança com o imperador Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico.

Em 17 de janeiro de 1530, Luísa se tornou duquesa de Châtellerault, condessa de Forez e baronesa de Beaujeu, os quais formavam parte da herança do irmão Carlos. Contudo, os títulos foram revogados pelo rei em janeiro de 1532.[1] Ela conseguiu recuperar o condado de Montpensier, que foi então transformado em ducado. Luísa foi investida como duquesa de Montpensier, delfina da Auvérnia e baronesa de La Tour e de la Bussière pelo rei Francisco I, em fevereiro de 1538.[1]

A duquesa faleceu em 5 de julho de 1561, e foi enterrada na Santa Capela de Champigny-sur-Veude. [4]

Descendência[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Luísa de Bourbon-Montpensier

Referências